Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/184
Título: Atributos físicos do solo e crescimento de raízes do milho no sistema de plantio direto sobre palha de leguminosas
Autor(es): Oliveira, Adenilson Kerlisson Carvalho
Data do documento: 2011
Editor: UEMA
Resumo: No Maranhão a maior parte da produção de culturas alimentares é realizada por meio da agricultura itinerante em solos predominantemente de baixa fertilidade natural e suscetível à coesão. O objetivo deste trabalho foi determinar os indicadores físicos do solo e estabelecer sua relação com o desenvolvimento radicular do milho sob influência do sistema de plantio direto na palha de quatro leguminosas: Leucaena leucocephala, Gliricidia sepium, Clitoria fairchildiana e Acacia mangium. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualisados, com quatro repetições. Amostras para avaliação de densidade e porosidade do solo foram coletadas com anéis volumétricos de capacidade de 100cm 3 . A taxa de infiltração de água foi determinada com o auxílio do permeâmetro de Guelph. Amostras para determinação da densidade do comprimento radicular e massa de raízes do milho foram coletadas com auxilio de um trado tipo caneca, como também foram colhidas três plantas de milho por parcela para calcular a produção de matéria seca. Os resultados de produtividade da matéria seca da parte aérea do milho mostraram que nas parcelas sem resíduo as plantas produziram menos biomassa, tendo uma produção consideravelmente inferior em relação às parcelas cobertas. Os valores de densidade, umidade, porosidade total, e resistência à penetração nas parcelas cobertas mostraram diferença em relação às parcelas descobertas, resultado semelhante ocorreu em relação à densidade do comprimento radicular e massa de raízes do milho. O maior volume de macroporos, promovido pela adição dos resíduos proporcionou maior velocidade de entrada da água na superfície e redução na densidade do solo.
Palavras-chave: Aléias
Milho
Comprimento radicular
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADENILSON KERLISSON CARVALHO DE OLIVEIRA.pdf411.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.