Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Edilson Jesus de-
dc.date.accessioned2023-05-02T19:25:34Z-
dc.date.available2023-05-02T19:25:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.otherCDU: D 316.7:39(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1824-
dc.description152 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Arydimar Vasconcelos Gayosopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectCarro de boipt_BR
dc.subjectFesta - Tradiçãopt_BR
dc.subjectMobilizaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleIdentidade, tradição e mobilização no encontro de carros de boi de Cururupupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO carro de boi é uma carroça com grandes rodas de madeira puxada por dois bois. Simplicidade e rusticidade, que podem deixar passar despercebido o trabalho dos carreiros - seu condutor -, os saberes e fazeres. Em 2009 aconteceu o primeiro Encontro de Carros de Boi de Cururupu-MA. Festa que mobiliza, além dos carreiros, lideranças comunitárias e outros agentes com a proposta de salvaguardar essa tradição. Esta pesquisa objetiva descrever e analisar o Encontro de Carros de Boi de Cururupu e o modo de vida dos carreiros. Está baseada em três eixos: a descrição da festa e a sua ritualística, que inicia com a missa afro e encerra com a entrega de certificados na Praça de São Benedito; a mobilização dos agentes sociais em torno da organização do evento, com destaque para os carreiros e as comunidades rurais tradicionais e quilombolas e a ratificação da identidade do carreiro. Estabelecendo um contraponto em face à restrição de circulação pela possibilidade de quebrar o asfalto e o estigma de ser considerado ultrapassado; e, por fim, a relação dos carreiros com seus animais, uma relação de trabalho, parceria e de afeto. Questões analisadas a partir entrevistas gravadas, observação de campo da última edição, em 2019 como pesquisador, restringidas em função do quadro pandêmico, complementadas com dados de mídias sociais, entrevistas por telefone e conversas via aplicativo de mensagens (WhatsApp), assim como, vídeos e reportagens postadas no YouTube por pessoas da comunidade em canais desta rede. Como resultados, percebeu-se o processo de ressignificação do carreiro, associando ao trabalho de condutor do carro de boi à referência cultural local e seu reconhecimento enquanto ofício. Processo desencadeado a partir da mobilização tendo o Encontro como a principal estratégia. Por último, a relação entre o carreiro e seus animais e suas peculiaridades. Para alguns, membros da família, confiáveis parceiros de trabalho e, que a partir do manejo e da adoma aproxima humano e animal de forma própria. E que tem na criação de nomes frásicos, uma junção de metáforas, ironias e sendo de humorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA - PPGCSPApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - EDILSON JESUS DE SÁ - PPGCAPA CCSA UEMA 2022.pdfPDF A9.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.