Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/182
Título: Estoques e fluxos de carbono nas frações da matéria orgânica do solo nos agroecossistemas de roça de derruba-e-queima e roça melhorada(slash-and-mulch)
Autor(es): Alves, Rafaela Eloi de Almeida
Data do documento: 2009
Editor: UEMA
Resumo: O manejo da matéria orgânica do solo pode ser considerado um dos elementos mais importantes para a sustentabilidade agrícola nos trópicos. No presente estudo foram avaliados os estoques e fluxos de carbono nas fr ações da matéria orgânica do solo em áreas de roça de derruba-e-queima, de capoeira e de roça melhorada (slash-and-mulch). A pesquisa foi desenvolvida em áreas de agricultores familiares localizadas no estado do Maranhão. Foram avaliadas: (i) a biomassa aérea da vegetação em cada área; (ii) as frações físicas da matéria orgânica do solo; e (iii) os resultados das análises físico-química dos solos amostrados. A quantidade de matéria orgânica total teve uma relação com a densidade do solo, demonstrando uma relação significativa com as frações argila e silte, coincidindo na maior quantidade dos teores de macronutrientes e pH nos primeiros 10 cm do solo. As frações leves da matéria orgânica do solo foram diretamente relacionadas ao teor de matéria orgânica total, as quais apresentaram uma taxa de mineralização contínua, como evidenciado depois de 1 ano de cultivo em roça de derruba-e-queima, se mostrando como um indicador físico sensível de mudança provocada pelo manejo do solo. Não houve um aumento significativo nos teores de matéria orgânica do solo na roça melhorada. Os resultados mostraram que ao longo do perfil de solo ocorre uma diminuição do estoque de carbono orgânico total, no entanto abaixo de 40 cm de profundidade até 100 cm observam-se valores expressivos (15,6 t.ha-1 média dos 3 sistemas estudados), o que evidencia um efetivo estoque de carbono até 1 metro de profundidade.
Palavras-chave: Matéria orgânica–Solo
Estoque de carbono
Derruba e queima
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Eloi de Almeida Alves.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.