Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1796
Título: Análise sobre 1 ano de pandemia: reflexões sobre a saúde pública aos casos de covid-19 na zona rural de São Luís - MA
Autor(es): Santana, Raquel Pereira
Data do documento: 2022-04-04
Editor: UEMA
Resumo: A Geografia da Saúde é um campo de estudo que ganha cada vez mais espaço entre os geógrafos. Frente ao surgimento de surtos epidêmicos, e mais recentemente pandêmicos (COVID-19 em 2019 ainda em vigência), verifica-se a relevância dos estudos da saúde sob a perspectiva geográfica. A presente pesquisa teve como principal objetivo uma reflexão sobre as políticas públicas de saúde no distrito sanitário da Vila Esperança. Dessa forma, foi realizada a espacialização das unidades básicas de saúde no distrito sanitário, por este apresentar o maior quantitativo de bairros da zona rural do município de São Luís. O objetivo a partir deste mapeamento, foi realizar uma análise sobre o acesso a saúde na região. Além disso, foi realizado a sazonalidade dos casos de Covid-19 no distrito frente à crise sanitária em nível pandêmico, doença causada pela nova severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2). O método utilizado foi o de materialismo histórico. A ferramenta utilizada para a espacialização foram os softwares ArcMap 10.5 e Google Earth. Ao final do estudo, concluímos que o distrito conta com 13 unidades básicas de saúde com atendimento ambulatorial e 1 UPA para atendimento de urgência e emergência; e ainda foi possível identificar os bairros do Maracanã e Vila Sarney como as localidades que mais acumularam casos.
Palavras-chave: Saúde
Espacialização
Políticas públicas
Covid-19 - Zona rural
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia,Natureza e Dinâmica do Espaço - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL-SANTANA_DISSERTAÇÃO.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.