Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bispo, Tomas de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T17:45:40Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T17:45:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 5:[37.018.43:616-036.21] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1708 | - |
dc.description | BISPO, Tomas de Sousa. O ensino remoto e o uso das plataformas digitais por professores de ciências/biologia durante a pandemia da Covid-19: uma revisão bibliográfica. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1708 | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde o surgimento da tecnologia, a mesma vem ganhando espaço em diversas áreas, possibilitando sua integração em nosso cotidiano e proporcionando o acesso e compartilhamento de informações de forma rápida e segura. Muito tem se discutido sobre a sua participação no processo de ensino aprendizagem, quando utilizada de forma correta pode ser uma ferramenta essencial para auxiliar os professores e instigar os alunos na busca por conhecimento. No entanto, com a chegada da Pandemia da Covid 19, as metodologias de ensino das escolas mudaram de forma brusca sendo necessário a implementação das ferramentas digitais durante as aulas remotas. Nesse contexto, este trabalho realizou um estudo na bibliografia vigente, à fim de conhecer as plataformas utilizadas pelos professores de Biologia/Ciências para dar continuidade no ensino, através do formato. A pesquisa foi realizada com base nos trabalhos encontrados no Google Scholar, utilizando os seguintes termos: Mídias Digitais; Ensino Remoto; Biologia/Ciências; Covid-19; Google Meet. Após a etapa de filtragem dos trabalhos, restaram 20 artigos que fizeram parte da amostra. Os dados obtidos demonstram que o Google Meet foi a plataforma que mais obteve destaque no ensino remoto, seguido da implementação das redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram e etc). Youtube e Google Classroom ficaram logo atrás. Pode se evidenciar que as plataformas relacionadas com a multinacional Google foram objeto de escolha principal. Essa escolha pode estar relacionada pelo fácil acesso e/ou por estarem disponíveis de forma gratuita sendo implementadas nas aulas pelos professores | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Plataformas | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Covid 19 | - |
dc.subject | Ferramentas digitais | - |
dc.subject | Google Scholar | - |
dc.subject | Redes sociais | - |
dc.subject | Remote learning | - |
dc.subject | Platforms | - |
dc.subject | Pandemic | - |
dc.subject | Digital tools | - |
dc.subject | Social media | - |
dc.title | O ensino remoto e o uso das plataformas digitais por professores de ciências/biologia durante a pandemia da Covid-19: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.title.alternative | Remote teaching and the use of digital platforms by science/biology teachers during the Covid-19 pandemic: a literature review | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - TOMAS BISPO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UEMA CAMPUS ZÉ DOCA 2023.pdf | PDF - A | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.