Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1700
Título: Fundos rotativos solidários para o trabalho associado no contexto da reestruturação produtiva da década de 1990: a experiência de Codó (MA)
Autor(es): Ferreira, Nilce Cardoso
Data do documento: 2013
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo busca analisar a importância dos Fundos Rotativos Solidários (FRS) na dinâmica dos grupos de trabalho associado, da chamada economia solidária. Eles são um dos instrumentos das finanças solidárias (compostas, também, pelas cooperativas de crédito e bancos comunitários), que propõem a democratização do crédito, numa perspectiva coletiva e de responsabilidade solidária; com efeito multiplicador local e comunitário. Considera o contexto da abertura econômica na década de 1990 e o impacto do avanço neoliberal, para a precarização da força de trabalho. Busca confrontar a política de desenvolvimento adotada, historicamente, em países periféricos, como o Brasil e a concepção de desenvolvimento que emerge pelo movimento de economia solidária. A economia solidária surge como alternativa diante do desemprego e avança em propostas para afirmação do trabalho associado autogestionário, como formação de redes de consumo; fortalecimento de sua cadeia produtiva e mudança no sistema financeiro. As experiências de FRS são crescentes no Brasil, articuladas ao movimento de economia solidária. Destacam-se neste trabalho as experiências desenvolvidas em Codó (MA), com o objetivo de apontar suas perspectivas e entraves para o trabalho associado
Palavras-chave: Fundos Rotativos Solidários
Economia solidária
Desemprego
Desenvolvimento
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NILCE.pdf928.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.