Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/168
Título: Germinação e crescimento inicial de milho sob aplicação de biofertilizantes inoculados com Azospirillum brasilense
Autor(es): Castro, Rones dos Santos
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: Os resíduos de pescado são muitas vezes depositados indiscriminadamente no meio ambiente. Esses resíduos podem ser utilizados na produção de biofertilizantes, facilmente produzidos pelo agricultor. Além de fornecer nutrientes, os biofertilizantes podem disponibilizar microrganismos. O Azospirillum brasilense é uma bactéria diazotrófica capaz de possibilitar a economia de fertilizantes nitrogenados e melhorar o crescimento e desenvolvimento de plantas de milho (Zea mays L). O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de biofertilizantes produzidos com resíduos de pescado inoculados com A. brasilense sobre o crescimento inicial de plantas de milho. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado seguindo o arranjo fatorial 2 x 5 + 1, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram da combinação da ausência ou presença de A. brasilense em biofertilizantes produzidos com cinco substituições do componente esterco bovino por resíduos de pescado: BIO 100EB:0RP; BIO 75EB:25RP; BIO 50EB:50RP; BIO 25EB:75RP; e BIO 0EB:100RP. Biofertilizantes à base exclusivamente de resíduos de pescado ou destes em associação com esterco bovino influenciaram negativamente a prevalência da bactéria A. brasilense e ao contrário para os biofertilizantes produzidos exclusivamente com esterco bovino. A germinação de sementes do híbrido de milho AG 1051 não foi afetada por solução a 10% de biofertilizantes, inoculados ou não com a bactéria A. brasilense. O crescimento de plantas do híbrido de milho AG 1051, avaliado aos 45 dias após a semeadura nas condições do presente trabalho, foi, de um modo geral, positivamente influenciado pela aplicação de solução a 20% de biofertilizantes exclusivamente à base de resíduos de pescado e pela inoculação da bactéria A. brasilense.
Palavras-chave: Zea mays L.
Bactéria diazotrófica
Esterco bovino
Resíduos de pescado
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONES DOS SANTOS CASTRO.pdf764.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.