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dc.contributor.authorBorges, Wendla Mendes Silva-
dc.date.accessioned2023-01-12T14:50:28Z-
dc.date.available2023-01-12T14:50:28Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.otherCDU: D 37.016(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1675-
dc.description138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientador: Profa. Dra. Ilma Vieira do Nascimento.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como perspectiva investigar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão tratando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seu processo de implementação no trabalho pedagógico escolar. Nesse sentido, teve como objetivo analisar as orientações prescritas na BNCC e seus efeitos no trabalho pedagógico dos professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís - MA. Mais especificamente, propôs se analisar as ações de formação continuada, ofertadas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação às propostas da BNCC; identificar as percepções desenvolvidas pelos professores, pela gestora e coordenadora escolar sobre a BNCC referentes ao trabalho pedagógico que realizam na escola. Por fim, em observância aos objetivos propostos foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de matérias e ferramentas que possibilitam a implementação da BNCC. A busca de respostas a esses objetivos permitiu compreender como os professores da zona rural de São Luís, campo empírico da pesquisa, conceituam, tratam, reinventam, resistem e aprimoram as orientações da Base Nacional Comum Curricular. As orientações metodológicas seguem uma abordagem qualitativa, de cunho analítico documental e bibliográfico, tendo sido utilizado formulário de identificação de perfil profissional (aberto) e entrevista semiestruturada. A perspectiva teórica adotada pautou-se num olhar dialético, localizando o currículo no campo de estudos e pesquisas da concepção crítica e pós-crítica, assim como o planejamento escolar e a formação continuada dos professores. Quanto ao recorte teórico-metodológico, situa-se o currículo no campo das Políticas Educacionais, onde há a possibilidade de serem reveladas possibilidades e desafios da ação profissional docente. Por meio da pesquisa, a análise das ações de formação continuada ofertadas aos professores em relação às propostas da BNCC revelou que as discussões nos momentos iniciais de implementação não se constituíram suficientes para uma efetiva apropriação dessas orientações e para uma aproximação com a prática pedagógica. Entretanto, as percepções dos professores sobre currículo apontaram elementos de criticidade quanto à construção e ao processo de implementação da BNCC, identificadas nas entrevistas e pela escrita do blog. Finalmente, o trabalho de pesquisa e construção do blog demonstraram que esse espaço é um ambiente propício e fértil para a abordagem do diálogo sobre a implementação da BNCC nas escolas. O blog tem sido um meio de acesso aos diversos materiais e ferramentas disponíveis na rede para o auxílio pedagógico às escolas. Tendo em vista a partilha desses materiais, também foi elaborado um e-book com descrição e linkagens das principais ferramentas presentes no blog. O e-book é uma ferramenta interativa e pedagógica e, por esse motivo, futuramente, o compartilhamento em massa desse produto poderá favorecer efetivamente a prática pedagógica docentept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base-
dc.subjectCurriculum-
dc.subjectTeacher training-
dc.titleBase Nacional Comum Curricular: repercussões na formação de professores em São Luíspt_BR
dc.title.alternativeNational Common Curriculum Base: repercussions on teacher training in São Luís-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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