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dc.contributor.authorOliveira, Joildo Sousa Costa de-
dc.date.accessioned2023-01-10T16:57:38Z-
dc.date.available2023-01-10T16:57:38Z-
dc.date.issued2021-10-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1667-
dc.description117 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) – Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientador: Prof. Dr. Gilberto Freire de Santanapt_BR
dc.description.abstractA relação da literatura com o cinema no Brasil teve, na segunda metade do século passado, uma expressiva projeção marcada por diversos autores e diretores. É nesse contexto, que se insere a dramaturgia de Dias Gomes e, algum tempo depois, a produção cinematográfica de Guel Arraes. O diálogo do dramaturgo com o cineasta se dá por meio da obra O Bem - Amado, que, de certa maneira, minimiza a distância do Brasil oficial para o Brasil real, com acentuada dose de sátira e humor refinado descortinando as mazelas sociais do país. Para compreender as (im)possibilidades das representações sociais, a partir do estudo da adaptação cinematográfica e do caráter dinâmico e atual da trama em contextos históricos tão distintos, esse estudo é balizado por Stam (2006), Xavier (2003) e Hutcheon (2011), em uma perspectiva intertextual e crítica ao exercício de adaptações de obras literárias para o cinema. Nessa travessia, se faz necessário o estudo da relação de forças entre a expressividade do registro da escrita literária e o poder das imagens na construção comunicativa com o público espectador. Ainda é possível evidenciar o diálogo do código audiovisual com a tradição do cânone em que, ambas as produções, coexistem com autonomia e vigor artístico, não existindo relação de dependência, mas sim, confluências capazes tanto de revigorar o escrito, quanto atingir novos públicos pelo caminho do visual em movimento. O estudo das cores, o contexto histórico, a trilha sonora, os modos de falar e de representar na obra também são objetos dessa pesquisa, de abordagem qualitativa, que tem objetivo descritivo e usa a revisão bibliográfica como procedimento. Ao término dessa abordagem, nota-se que, no contexto das comunicações digitais multimídia, as adaptações cinematográficas exercem papel significativo na construção e manutenção do imaginário coletivo, além de ratificar o conceito de arte expandida nos dias atuais. O estado do conhecimento atingido, a partir dos autores e obras analisados, pode ser utilizado em outros estudos, com impacto sobre os sujeitos tanto no plano individual como coletivopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAdaptação Literáriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCultura Multimídiapt_BR
dc.titleHoje em Dias (Gomes) com o Povo Sendo Bem ou Mal-Amado: repetindo o passado na metamorfose ambulante Brasil.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.identifier.cduCDU: D 791.4:821.134.3(81)-
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