Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1667
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Joildo Sousa Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T16:57:38Z | - |
dc.date.available | 2023-01-10T16:57:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1667 | - |
dc.description | 117 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) – Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientador: Prof. Dr. Gilberto Freire de Santana | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação da literatura com o cinema no Brasil teve, na segunda metade do século passado, uma expressiva projeção marcada por diversos autores e diretores. É nesse contexto, que se insere a dramaturgia de Dias Gomes e, algum tempo depois, a produção cinematográfica de Guel Arraes. O diálogo do dramaturgo com o cineasta se dá por meio da obra O Bem - Amado, que, de certa maneira, minimiza a distância do Brasil oficial para o Brasil real, com acentuada dose de sátira e humor refinado descortinando as mazelas sociais do país. Para compreender as (im)possibilidades das representações sociais, a partir do estudo da adaptação cinematográfica e do caráter dinâmico e atual da trama em contextos históricos tão distintos, esse estudo é balizado por Stam (2006), Xavier (2003) e Hutcheon (2011), em uma perspectiva intertextual e crítica ao exercício de adaptações de obras literárias para o cinema. Nessa travessia, se faz necessário o estudo da relação de forças entre a expressividade do registro da escrita literária e o poder das imagens na construção comunicativa com o público espectador. Ainda é possível evidenciar o diálogo do código audiovisual com a tradição do cânone em que, ambas as produções, coexistem com autonomia e vigor artístico, não existindo relação de dependência, mas sim, confluências capazes tanto de revigorar o escrito, quanto atingir novos públicos pelo caminho do visual em movimento. O estudo das cores, o contexto histórico, a trilha sonora, os modos de falar e de representar na obra também são objetos dessa pesquisa, de abordagem qualitativa, que tem objetivo descritivo e usa a revisão bibliográfica como procedimento. Ao término dessa abordagem, nota-se que, no contexto das comunicações digitais multimídia, as adaptações cinematográficas exercem papel significativo na construção e manutenção do imaginário coletivo, além de ratificar o conceito de arte expandida nos dias atuais. O estado do conhecimento atingido, a partir dos autores e obras analisados, pode ser utilizado em outros estudos, com impacto sobre os sujeitos tanto no plano individual como coletivo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Adaptação Literária | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cultura Multimídia | pt_BR |
dc.title | Hoje em Dias (Gomes) com o Povo Sendo Bem ou Mal-Amado: repetindo o passado na metamorfose ambulante Brasil. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.identifier.cdu | CDU: D 791.4:821.134.3(81) | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOILDO SOUSA COSTA DE OLIVEIRA_1 - PDF-A.pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.