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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nodari, Marcelo Baldin | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T14:55:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-10T14:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 82.091:791.43 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1666 | - |
dc.description | 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Kátia Carvalho da Silva Rocha. | pt_BR |
dc.description.abstract | NODARI, Marcelo Baldin. Diálogos contemporâneos com a obra de Poe: Uma leitura sobre a solidão na adaptação cinematográfica “O homem das multidões”. São Luís: UEMA, 2019. Versão final de dissertação (mestrado em letras). Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Letras. 115f. O presente trabalho propõe a análise da adaptação cinematográfica “O homem das multidões” (2014), de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, baseada no conto “O homem da multidão”, publicado em 1840 por Edgar Allan Poe, buscando especificamente investigar como o sentimento solidão é recriado no cinema a partir do texto literário. Considerando a importância de Edgar Allan Poe e suas contribuições para as literaturas moderna e contemporânea, o estudo inicia-se a partir da análise do conto sob a ótica do moderno flâneur, referendado por Baudelaire (2003) e Benjamin (1989 e 2000), para posteriormente também mostrar a importância deste autor para os estudos literários, tomando alguns critérios de Agamben (2009) como referência. Além disso, por se verificar que, tanto no conto como na adaptação cinematográfica, o processo de modernização dos espaços metropolitanos (flaneries) influenciam decisivamente para a manutenção da aparente contradição em sentir-se só, mesmo estando em meio a uma multidão, a solidão foi escolhida como aspecto temático a ser investigado no filme. Para tanto, na análise do sentimento solidão na adaptação, foram utilizadas as bases sociológicas de Riesman (1995) e a perspectiva psicológica de Tanis (2003), além de uma discussão sobre a teoria da adaptação cinematográfica com base nos referenciais teóricos de Hutcheon (2011) e Stam (2006), para se apreender possibilidades de interpretação da obra fílmica. Não obstante Edgar Allan Poe seja um autor do século XIX, a pesquisa mostrou que a modernidade do conto é decisiva para que a abordagem do sentimento solidão em uma recriação fílmica acontecesse | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Adaptação cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Solidão - Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.title | Diálogos contemporâneos com a obra de Poe: uma leitura sobre a solidão na adaptação cinematográfica "O homem das multidões" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações |
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