Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duailibe, Ane Beatriz dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T17:17:20Z | - |
dc.date.available | 2023-01-09T17:17:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-04 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 821.134.3(81)-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1659 | - |
dc.description | 95 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientadora: Profa. Dra. Maria Iranilde Almeida Costa | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a escrita autoficcional de Ricardo Lísias e o seu viés performático, especificamente no romance Divórcio (2013). Nossa hipótese é que, ao mesclar elementos autobiográficos e ficcionais, a escrita de Lísias expande-se para além do texto, utilizando outras esferas de significação que culminam na construção de uma performance do autor. A análise será à luz das discussões acerca das principais expressões da escrita de si: a autobiografia e a autoficção, refletindo criticamente sobre uma mudança de paradigma no que se refere à figura inter e extratextual do autor, na medida em que envolve um sujeito performático. O aporte teórico constituise das postulações de Lejeune (2014) e Arfuch (2010) acerca das questões autobiográficas; e de Doubrovsky (2014), Gasparini (2014) e Lecarme (2014), no que tange a autoficção. Acerca das discussões sobre a categoria autor, dispomos das considerações de Foucault (2002), Barthes (2004) e Schollhammer (2011). No tocante às discussões do autor enquanto um sujeito performático, Klinger (2012) e Sibilia (2016), dentre outros teóricos. Assim, buscou-se situar o autor Ricardo Lísias na prática autoficcional da literatura brasileira contemporânea, na qual cria um jogo de contradições próprio da autoficção, inserindo Divórcio em um novo patamar narrativo, aspecto que reconfigura a figura autoral e que nos move a sua investigação | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Literatura contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Autoficção | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Ricardo Lísias | pt_BR |
dc.title | Autoficção e performance na escrita de Ricardo Lísias: uma leitura de Divórcio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ane Beatriz dos Santos Duailibe versão final (1)_1 - PDF-A.pdf | 721.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.