Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1654
Título: “Pelourinho tecnológico”: a expansão do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no contexto do Novo Imperialismo
Autor(es): Costa, Artêmio Macedo
Data do documento: 2019-09-30
Editor: UEMA
Resumo: O projeto de expansão do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) inseriu-se no processo da reestruturação produtiva do capital global e, portanto, de interesses externos ao Programa Espacial Brasileiro (PEB), especialmente dos EUA. A política de expansão do CLA resultou no aprofundamento dos conflitos territoriais locais e afeta diretamente as comunidades remanescentes quilombolas de Alcântara, configurando um verdadeiro “Pelourinho Tecnológico”. Para o entendimento desse processo, inicialmente foram apresentados os embates entre a soberania nacional e o imperialismo e a inserção do PEB na órbita do capitalismo neoliberal. Foi problematizado o poder midiático do discurso e interpelações ideológicas do Estado na construção de um alegado “consenso”, sustentado pela propaganda institucional para definir as estratégias de expansão e abertura comercial do CLA, bem como o contraponto da mídia de resistência quilombola. Na avaliação da resistência das comunidades quilombolas, foi analisado o modelo de atuação do Estado brasileiro e seus instrumentos institucionais: Grupo Executivo Interministerial para o Desenvolvimento Sustentável de Alcântara (GEI-Alcântara) e Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB). Foi observado um amálgama dialético de “estruturas de mediação”, de agentes mediadores e instrumentos institucionais contra as manifestações e ações diretas das comunidades quilombolas contrárias à expansão do CLA em seus territórios étnicos.
Palavras-chave: Novo Imperialismo
Lutas de Classes
Identidades
Desenvolvimento territorial
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-ARTEMIO-.pdf8.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.