Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Leonardo Frazão | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T18:25:36Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T18:25:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-06 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 004.4-053.9 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1652 | - |
dc.description | 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Eveline de Jesus Viana Sá. | pt_BR |
dc.description.abstract | A população mundial vem envelhecendo e os idosos estão participando cada vez mais das atividades do dia a dia de uma sociedade, produzindo, consumindo, movimentando a economia e compartilhando momentos. Porém o avançar da idade debilita o corpo humano, agrava os problemas de saúde e enfraquece as capacidades físicas e cognitivas. Isso faz com que até os simples afazeres da vida, como ir ao banco, fazer compras ou usar um aparelho eletrônico da casa, sejam cada vez mais difíceis de executar e causem sensação de frustração, o que pode levar o indivíduo ao isolamento e depressão. Existem esforços em produzir tecnologias que ajudam os idosos no cuidado com a saúde, na realização das atividades domésticas, no retorno ao convívio social e na promoção do bem-estar. Alguns pesquisadores vêem nos jogos eletrônicos uma ferramenta para diversão, reabilitação física e mental de pessoas idosas, pois alguns jogos podem oferecer desafios que despertam habilidades cognitivas e reflexos físicos que vinham sendo perdidos. Para contribuir com a produção de tecnologias acessíveis aos idosos, este trabalho concentra-se em conhecer os processos de criação de jogos e como os produtores de conteúdo digital estão trabalhando para remover as barreiras que as novas tecnologias impõem para aqueles com menos familiaridade. Neste contexto, este trabalho propõe um processo de criação de jogos digitais que une características de desenvolvimento ágil à necessidade de criar produtos que alcance a população idosa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Processo de software | pt_BR |
dc.title | JAI: processo de desenvolvimento de jogos digitais acessíveis ao público idoso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOCUMENTO DISSERTACAO - Leonardo Xavier (1).pdf | 3.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.