Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1650
Título: | Desenvolvimento de ferramenta de sistematização para acompanhamento de autoestudo por meio de recomendação de informação baseada em contexto |
Autor(es): | Borges, Leilanne Francisca Dias |
Data do documento: | 2020-09-30 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Neste trabalho é desenvolvido um projeto de uma ferramenta Web que sirva como mediadora no apoio à aprendizagem continuada por meio da recomendação em contexto. A ideia principal desta ferramenta é que ela seja utilizada por usuários autônomos que estejam em busca de construir o seu conhecimento por meio do autoestudo. Assim, a ferramenta proposta segue a metodologia pedagógica de projetos de aprendizagem, onde o aluno é o responsável pela construção de seu próprio conhecimento. Nesta metodologia, o aluno deve realizar inicialmente o levantamento de certezas e dúvidas do tema que ele busca aprender, de forma que a partir da investigação, suas dúvidas possam se tornar certezas ou ainda as certezas possam se tornar dúvidas. Deste modo, o propósito dessa ferramenta será realizar a filtragem dos termos das anotações do usuário utilizando-se de técnicas de recuperação de informação e submetê-las a motores de busca a fim de realizar a recomendação dos documentos que se adequem a sua necessidade auxiliando-o nesse processo de construção do conhecimento. |
Palavras-chave: | Aprendizagem continuada Projetos de aprendizagem Recuperação de informação Recomendação de informação Autoestudo |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DissertacaoVersaoFinal.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.