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dc.contributor.authorCosta, Katia Regina Castro-
dc.date.accessioned2018-01-12T20:23:43Z-
dc.date.available2018-01-12T20:23:43Z-
dc.date.issued2014-12-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/165-
dc.description247fDissertação (Mestrado)- Mestrado de Desenvolvimento Sócio-espacial e Regional. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016.Orientador(a): Profa.Dra. Franci Gomes Cardoso pt_BR
dc.description.abstractA análise das possíveis contribuições que o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) pode oferecer ao processo de desenvolvimento sócioespacial, do Assentamento São José do Morro Alto, em Barreirinhas, é o eixo central desta pesquisa acadêmica. Para tanto, a pesquisa pautou-se no citado referencial empírico e em referenciais teóricos acerca das principais categorias analíticas, a saber, ideologia, desenvolvimento, ideologia do desenvolvimento, Estado, Políticas Públicas e consciência política. O estudo partiu da ideia de que uma Política Pública é implementada pelo Estado capitalista, no trabalho em foco, visando combater desequilíbrios existentes na sociedade que poderão colocar em risco o próprio sistema capitalista. Assim, o trabalho identificou o papel do Estado capitalista frente às contradições do capitalismo, assim como formou um entendimento acerca das complexas interligações entre ideologia, desenvolvimento, Educação e consciência política. Com base nessa nova compreensão, a investigação buscou promover a articulação entre as abordagens quantitativa e qualitativa, utilizando como instrumentos de trabalho as entrevistas semiestruturadas, os questionários e os depoimentos dos envolvidos no Programa, bem como a observação simples e a pesquisa documental. Privilegiando a perspectiva dos capacitados pelo PRONERA (monitores e coordenador local) e das entidades representativas dos trabalhadores do campo, a dissertação foi orientada no sentido da superação dos fenômenos aparentes do PRONERA e do resgate de sua verdadeira essência, focando no indicador percentual “ascensão educacional”, enquanto fruto do processo de amadurecimento da consciência política dos alfabetizadores do Programa e elemento de análise para investigar a participação do PRONERA no processo de desenvolvimento sócio-espacial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectIdeologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectConsciência Política.pt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.titleO PRONERA e o desenvolvimento Sócio-espacial: o caso dos assentado do projeto de assentamento São José do Morro Alto em Barreirinhas-Maranhãopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 37.018.51:911.37-
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