Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1620
Título: Ferramentas de diagnóstico do estado de nitrogênio em plantas de milho cultivadas em solos coesos de baixa fertilidade
Autor(es): Oliveira, Gustavo Costa de
Data do documento: 2019-09-02
Editor: UEMA
Resumo: O nosso objetivo foi desenvolver indicadores de nitrogênio baseados em índices SPAD como ferramenta não destrutiva para prognosticar o estado de N e a produtividade do milho durante o desenvolvimento da cultura. Foram usadas cinco doses de N (0, 30, 60, 120 ou 180 kg ha-1) aplicadas em cobertura, para criar variabilidade nos índices nitrogenados avaliados nas plantas de milho. Foi usado delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Foi usado o híbrido de milho AG1051. O valor do SPAD foi obtido em quatro folhas totalmente expandidas a partir do ápice da planta em cinco fases de crescimento vegetativo (V5, V7, V11, antese e R3). Os valores SPAD foram utilizados para calcular o índice SPAD normalizado (ISN), o índice SPAD relativo (ISR), a Diferença do índice SPAD (DIS), a Diferença do índice SPAD relativo (DISR) e a Diferença do índice SPAD normalizado (DISN). Em cada fase de crescimento foram determinados o teor de N na folha (TNF) e na planta (TNP), índice de nutrição nitrogenada (INN) e N acumulado na planta (NA). Os valores de INN variaram de 0,47 a 1,53. Os valores de INN foram superiores a 1,0 para todas as doses de N no estádio V5, exceto para N0 (INN = 0,99) e V7. Isso indica que o crescimento das plantas não foi limitado pelas doses de N. As doses de N influenciaram de forma quadrática crescente a produtividade de grãos. A dose de 114,2 kg ha-1 de N proporcionou a máxima produtividade de grãos de 2955,4 kg ha-1. Na fase V7, a produtividade de grãos apresentou a maior correlação com o valor SPAD obtido na folha L1 (r = 0,72; p < 0,01) e a menor correlação com ISN2 (r = 0,52; p < 0,05). Isso indica que 52% da produtividade de grãos foi explicada pelo valor do SPAD. Os resultados das correlações entre os índices SPAD e de N indicam que as folhas L1 e L2 são as mais sensíveis para leitura SPAD nas fases iniciais da cultura do milho. As fases iniciais V5 e V7, e as folhas L1 e L2 foram as que mostraram maior significância e r2 dos índices SPAD com os 4 indicadores de N, mas com baixa ou nenhuma relação significativa para folha L1 em V11.
Palavras-chave: Adubação nitrogenada
Manejo do nitrogênio
Clorofilômetro portátil
Rendimento de grãos
Índices nitrogenados
Aparece nas coleções:Mestrado em Agricultura e Ambiente  - Campus Balsas UEMA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-FINAL-_GUSTAVO-COSTA-DE-OLIVEIRA_1 PDF-A.pdf730.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.