Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1619
Título: Simplificação de habitat: os efeitos sobre as comunidades de insetos e suas implicações para os serviços ecossistêmicos em áreas agrícolas na região Nordeste do Brasil
Autor(es): Piovesan, Luciane Gubert
Data do documento: 2020-08-05
Editor: UEMA
Resumo: A expansão da agricultura no sul do Maranhão tem causado a simplificação da paisagem do cerrado em áreas de monocultivo de soja, influenciando negativamente as comunidades de insetos da região. Os insetos exercem importantes serviços ecossistêmicos e servem como indicadores da qualidade ecológica dos ambientes. O presente trabalho avaliou o efeito da simplificação de habitat sobre os padrões de riqueza, abundância e composição de espécies da entomofauna presente em áreas de monocultivo de soja e reserva legal na região de Balsas- MA. A amostragem de insetos foi feita em 20 sítios amostrais, sendo 10 sítios em cultivo de soja e 10 sítios em área de reserva legal adjacente. Utilizou-se 3 armadilhas do tipo Provid e 3 do tipo Moericke por sítio amostral, totalizando 120 armadilhas passivas. Coletas ativas com rede entomológica também foram realizadas para complementar as amostragens. Realizou-se duas coletas durante o ciclo fenológico da soja: uma na floração e outra na maturação, concomitantes com coletas nas áreas de reserva, adjacentes aos cultivos. Foram coletados 9.345 insetos classificados em 15 ordens, 93 famílias e 388 morfoespécies. As ordens mais abundantes foram Hemiptera (47,7%), Hymenoptera (26,2%), Diptera (13%) e Coleoptera (7,9%). Observou-se que a simplificação do habitat reduziu significativamente a riqueza dos insetos nos cultivos, afetando tanto o grupo geral como as ordem Hemiptera e Hymenoptera. O mesmo não foi observado para a abundância, já que somente as ordens Coleoptera e Hymenoptera diferiram para os ambientes analisados. A composição de espécies da entomofauna geral e das quatro principais ordens coletadas mostrou que as comunidades de insetos da reserva e do cultivo são distintas, evidenciando que a conversão de áreas de cerrado em áreas agrícolas afeta a composição dessas comunidades. A perda de espécies causada pela simplificação do habitat pode levar ao declínio dos serviços ambientais fornecidos por elas, tornando os ambientes menos resilientes e mais sujeitos à degradação provocada pelo aumento do uso de insumos, como pesticidas e fertilizantes químicos. As famílias como Dolichopodidae, Carabidae, Fomicidae e Apidae, encontradas neste estudo, são fornecedores de serviços ecossistêmicos de controle biológico e polinização, e podem estar beneficiando os cultivos de soja, em áreas próximas das reservas de cerrado. Dessa forma ressalta-se a importância da conservação da vegetação nativa, próxima a áreas agrícolas.
Palavras-chave: Insetos
Riqueza de espécies
Serviços ecossistêmico
Monocultivos de soja
Cerrado
Aparece nas coleções:Mestrado em Agricultura e Ambiente  - Campus Balsas UEMA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertac-a-o_Luciane-FINAL_1 - PDF-A.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.