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Título: Plataforma para reconhecimento da linguagem brasileira de sinais utilizando Kinect
Autor(es): Alexandre, Alex Luis da Costa
Data do documento: 2019-09-30
Editor: UEMA
Resumo: O trabalho apresenta uma forma alternativa na comunicação entre pessoas que só conseguem se comunicar pela linguagem brasileiras de sinais (LIBRAS) e pessoas que não tem domínio da língua. A maneira escolhida para facilitar esta comunicação é com a utilização do sensor Kinect (usado em vídeo game Xbox 360 e One) que dispõem de tecnologias de captura de imagens em RGB e imagens em profundidade (profundidade). Estas facilitam o processamento em software como Matlab. No trabalho são apresentadas técnicas de aquisição, segregação e extração de informações da imagens além de sua aplicação em conjunto de atores com idades, sexo, tonalidade da pele e estaturas diferentes. Em diversos trabalhos são apresentadas técnicas de segmentação usando as imagens de profundidade. No sensor Kinect 360 isso é relativamente simples de realizar, já o sensor Kinect One apresenta dificuldades na aplicação, devido a diferença nas resoluções. Nosso trabalho trás uma abordagem que resolve de forma satisfatória este problema. Este trabalho também apresenta uma analise bibliográfica das publicações mais utilizadas. Ele auxilia pesquisadores iniciantes com as técnicas e os comandos utilizados no Matlab
Palavras-chave: LIBRAS
Kinect
Processamento de imagens
Segmentação
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

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