Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1604
Título: Perfil epidemiológico de cães com parvovirose canina atendidos no Hospital Veterinário Universitário Francisco Edilberto Uchôa Lopes no ano de 2021
Autor(es): Santos, Brenda Castro
Data do documento: 2022-07-12
Editor: UEMA
Resumo: A parvovirose canina é uma das principais doenças infectocontagiosas que afetam cães de idade entre 6 semanas e 6 meses em todo o mundo. A doença é causada por um vírus icosaédrico, não envelopado e de pequeno diâmetro, denominado vírus da parvovirose canina (CPV-2). O presente estudo teve como objetivo realizar um estudo epidemiológico de cães com parvovirose canina atendidos no Hospital Veterinário Universitário “Francisco Edilberto Uchôa Lopes” (HVU-UEMA) no ano de 2021. Para a realização de tal trabalho, foram coletados dados secundários registrados nos prontuários dos atendimentos de cães positivos para parvovirose canina, os quais foram agrupados em planilhas para análises e elaboração de tabelas e gráficos. As variáveis avaliadas no estudo estavam relacionadas às características gerais do paciente, informações obtidas na anamnese e caracterização do diagnóstico. Os resultados mostraram o seguinte perfil: cães sem raça definida (SRD) (60,4%), machos (53,3%), com até 6 meses de idade (76,6%), residentes no município de São Luís (81,2%). Constatou-se, ainda, que 54,3% dos cães infectados pelo CPV-2 não possuíam vacinação contra a doença e 100% apresentavam comprometimento do sistema gastrointestinal, com destaque para ocorrência de diarreia e vômitos. Conclui-se que o estudo epidemiológico de casos de parvovirose canina no HVU- UEMA é uma importante ferramenta para entender como a doença se apresenta e quais as demandas relacionadas, e evidencia-se a necessidade da conscientização da população local sobre a importância de seguir o protocolo vacinal.
Palavras-chave: Estudo epidemiológico
Hospital Veterinário Universitário
Parvovírus Canino
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brenda Castro Santos versão final.pdf657.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.