Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1602
Título: Avaliação epidemiológica da ocorrência de leishmaniose visceral em cães atendidos no Hospital Veterinário Francisco Edilberto Uchoa Lopes, 2021
Autor(es): Lima, Marcelo Salas Sousa de
Data do documento: 2022-07-04
Editor: UEMA
Resumo: A leishmaniose é uma enfermidade complexa com uma aparição de manifestações clínicas, contendo leishmaniose cutânea (LC), leishmaniose muco cutânea (MCL), leishmaniose cutânea difusa (DCL) e leishmaniose visceral (LV) sendo a última estudada neste trabalho. O objetivo deste estudo foi realizar avaliação epidemiológica da ocorrência de leishmaniose visceral em cães atendidos no Hospital Veterinário Francisco Edilberto Uchoa Lopes (HVU-UEMA), no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2021. Para tanto foi realizado um estudo do tipo observacional, descritivo, com abordagem quantitativa para identificar a prevalência de casos de leishmaniose visceral em cães, atendidos no HVU-UEMA, localizado no município de São Luís – MA. Foram observados e analisados um total de 7.758 prontuários de cães atendidos no hospital, no ano de 2021, onde foram encontrados 450 casos positivos para leishmaniose visceral canina (LVC), com o seguinte perfil: sem raça definida (57,3%), machos (54,0%), de 1 a 5 anos de idade (47,3%), oriundos da cidade de São Luís (77,4%). Todos os casos tiveram diagnóstico laboratorial. A maioria dos cães apresentavam-se assintomáticos (55,1%) e entre aqueles que estavam sintomáticos, os principais sinais clínicos foram lesões de pele, alopecia, perda de peso excessivo e prurido. Conclui-se que a casuística de LVC entre os cães atendidos no Hospital Veterinário Universitário “Francisco Edilberto Uchôa Lopes” (HVU-UEMA), no ano de 2021, foi de 5,8% (450/7.758), e representou 62,94% (450/715) dos animais que apresentavam sintomatologia compatível com a enfermidade, sendo assim importante que os Médico Veterinários que atuam no referido hospital fiquem atentos durante a anamnésia para cães com lesões de pele, alopecia e perda de peso excessivo, pois pode ser indicativo de LVC.
Palavras-chave: Calazar
Caracterização
Zoonose
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCELO SALAS .pdf996.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.