Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1600
Título: Efeito antioxidante do extrato hidroetanólico de Passovia ovata e sua ação sobre a toxicidade e produção de nitrito em macrófagos RAW 264.7
Autor(es): Figueiredo, Ana Letícia Marinho
Data do documento: 2022-07-11
Editor: UEMA
Resumo: RESUMO Das diversas famílias exploradas com finalidades farmacológicas, podemos destacar Loranthaceae, plantas hemiparasitas de árvores frutíferas e conhecidas como erva de- passarinho. Considerando a distribuição e identificação de Passovia ovata dentre as ervas-de- passarinho utilizadas popularmente para uma série de finalidades, faz-se necessário o estudo e padronização do seu extrato, dando ênfase para análise da composição, ação farmacológica e de sua viabilidade. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito antioxidante do extrato hidroetanólico de P. ovata, sua ação citotóxica e quantificar produção de nitrito em macrófagos RAW 264.7 estimulados com lipopolissacarídeo (LPS). As folhas de P. ovata foram coletados na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, localizada na cidade de São Luís- MA. O extrato hidroetanólico (EHE) à 70% foi obtido por maceração durante um período de doze dias. De 750 gramas do material vegetal triturado, pôde-se obter 200g de EHE de P. ovata seco, o que lhe conferiu rendimento percentual de 26,6%. Nos ensaios fotoquímicos qualitativos foram encontrados antraquinonas, taninos, catequinas, flavanonas e flavonóis. O teor de flavonoides totais obtido foi de 4,44 mgEQ/g. Na determinação da atividade antioxidante por DPPH e ABTS foram encontrados valores de IC50 correspondentes a 15,38 μg/mL e 62,72 μg/mL, respectivamente. Já na determinação por FRAP, obteve-se um poder redutor de 3488,24 μmolET/g. Ao avaliar a citotoxicidade nas diferentes concentrações testadas após um período de incubação 24 e 48 horas, não foi possível observar diferença significativa entre as células não tratadas e as tratadas. Na dosagem de nitrito dos grupos tratados com 125 e 250μg/mL do EHE de P. ovata não houve diferença estatística quando comparados ao grupo estimulado por LPS, mas não tratado. Já o grupo tratado com concentração de 500μg/mL do extrato apresentou diferença estatística quando comparado ao grupo controle positivo, apenas estimulado por LPS. Assim, os resultados indicam que o EHE de P. ovata tem atividade antioxidante, baixa citotoxicidade em macrófagos RAW 264.7, além de ser capaz de inibir a produção de óxido nítrico nestas células ao serem estimuladas por LPS.
Palavras-chave: Erva-de-passarinho
Flavonoides
Antioxidantes
Nitrito
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.