Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1597
Título: Avaliação macroscópica do processo de cicatrização em feridas induzidas experimentalmente, tratadas com Aloe vera em ovinos
Autor(es): Vieira, Antonio Gabriel Oliveira
Data do documento: 2022-07-12
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa objetivou avaliar o efeito cicatrizante da Aloe vera em feridas induzidas em ovinos. Foram utilizados 15 animais divididos igualmente em três grupos experimentais. As feridas foram realizadas na fossa paralombar direita e os animais submetidos aos seguintes tratamentos: Grupo controle negativo (GN): 1mL de solução salina (0,9%), Grupo controle positivo (GP): 1g de pomada alopática a base de Cloreto de Lauril dimetil benzil amônio (35%) e Grupo Aloe vera (GA): 1g de extrato de Aloe vera (10%). As feridas foram avaliadas durante 22 dias consecutivos e mensuradas a cada 24 horas. Para avaliação macroscópica foram avaliados: hemorragia, crosta, tecido de granulação, tumefação, cor, crescimento de pelos na área adjacente à ferida e epitelização. Quanto à média da área da ferida, houve diferença estatística significativa no 8° dia de mensuração (p=0,042) entre o grupo Aloe vera, com 1,397 cm², e o grupo controle positivo, com 2,09 cm², o que demonstra que a Aloe vera proporcionou uma maior contração da ferida no início do processo de cicatrização. Na avaliação macroscópica, características como pontos hemorrágicos, crostas e epitelização foram mais satisfatórias no Grupo Aloe vera. Diante dos resultados obtidos, pode-se inferir que o extrato de Aloe vera (10%) mostrou-se eficaz para o tratamento em feridas cutâneas em ovinos.
Palavras-chave: Ovinos
Cicatrização
Aloe vera
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Antonio Gabriel .pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.