Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1595
Título: | Pequenos vigilantes em ação em tempos de pandemia: educação sanitária em escolas do município de Raposa-MA |
Autor(es): | Araújo, Kássia Kelly Custódio de |
Data do documento: | 2022-07-28 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O presente estudo objetivou orientar alunos do 5° e 6° ano do ensino fundamental sobre a importância de boas práticas de saúde na sociedade. O local escolhido para desenvolvimento do projeto de extensão foi o município de Raposa-MA, onde foram selecionadas duas escolas do ensino fundamental. O estudo foi dividido em três etapas: i) aplicação dos questionários prévios; ii) atividade de educação sanitária por meio de palestras orientativas e iii) aplicação dos questionários pós atividade educativa para avaliação do conhecimento assimilado na etapa anterior. Participaram voluntariamente do projeto um total de 84 alunos. No primeiro momento, os questionamentos foram feitos para traçar um perfil dos participantes, por meio do qual constatou-se que a maioria deles era do sexo feminino, com idade média de 11 anos de idade e com presença de animais de estimação em suas casas, com 52,38%; 39,29%; 84,52%, respectivamente. Em relação às práticas de saúde, 58,33% afirmaram que só vão ao médico quando estão doentes e 97,62% acreditam que adotar boas práticas de saúde é importante para evitar doenças. Embora a maioria saiba que os animais podem transmitir doenças 90,48%, muitos desconhecem o termo zoonoses 86,91%. No segundo momento as palestras (on-line e presenciais) sobre temas relacionados à saúde, contaram com a participação interativa dos alunos. Na avaliação seguinte observou-se que os alunos têm noções sobre higiene pessoal e reconhecem a importância de lavar as mãos 96,43% e o objetivo deste ato 97,62%. Quando perguntado qual seria a importância do conhecimento em relação às zoonoses, 96,43% afirmaram que ajudaria a prevenir as doenças que afetam os humanos e os animais. Conclui-se que a metodologia adotada possibilitou uma abordagem diferente de temas importantes para a adoção rotineira de práticas de higiene e boas práticas de saúde. |
Palavras-chave: | Saúde pública Diagnóstico situacional Zoonoses |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- KÁSSIA DE ARAUJO corrigido versão final ok.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.