Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1572
Título: (Entre)linhas e discursos: estudo sobre homossexualidade e homofobia em livros de sexualidade e educação sexual do ensino médio em escolas públicas de São Luís, Maranhão
Autor(es): Almeida, Alderico Segundo Santos
Data do documento: 2021-02-15
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa teve como aporte teórico os Estudos Culturais em Educação, na perspectiva pós-estruturalista e, como principal ferramenta metodológica, a pesquisa documental, em que quinze livros paradidáticos, pertencentes ao acervo das bibliotecas das escolas: Centro de Ensino “Liceu Maranhense, Centro de Ensino Benedito Leite “Escola Modelo” e Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA, foram analisados, trazendo como resultado a construção de seis categorias, ilustrando, assim, que os discursos sobre homossexualidade nesses livros, são identificados dentro de uma visão sociocultural, biomédica e psicológica. Verifiquei, também, nesses livros, diferentes visões sobre aquilo que entendemos por homofobia e educação homofóbica/sexista. E alguns desses livros analisados apresentaram um discurso que promove a educação para diversidade, fator que tem nos ajudou na construção de um produto final que possa auxiliar pedagogicamente professores e professoras das redes de ensino, pública e privada, nas discussões sobre sexualidade e educação sexual
Palavras-chave: Homossexualidade
Homofobia
Educação para Diversidade
Educação sexual
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Produto - Alderico Segundo S. Almeida_1 - PDF-A (1).pdf10.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.