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dc.creatorSantos, Damião Solidade dos-
dc.date.accessioned2022-10-24T17:56:32Z-
dc.date.available2022-10-24T17:56:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Damião Solidade dos. Os processos formativos por alternância dos jovens rurais e suas atuações no desenvolvimento local: O caso das EFAS do município Lago do Junco – Maranhão. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2006. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1566-
dc.identifier.otherCDU: D 316.347-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1566-
dc.description.abstractThis study deals with the formative processes by alternation of the rural young people and their actions in the local development in the EFAs of the Maranhão municipality of Lago do Junco. It was adopted a methodology based on a case study that allowed a qualitative and descriptive approach, using the contributions of the bibliographical and field research. We present, first, the historical elements of Alternation Pedagogy in its international, national, regional and local dimensions. It is concluded that the training processes by alternation for rural young people aiming at an integral formation developed by the Agricultural Family Schools (EFAs), reach and contribute decisively in the local development from the professional insertion in social organizations and in the units of family production. Having as main objective the permanence in the land, over the years the peasants have developed diverse strategies of social and political organization, among them the Field Education that is increasingly permeated by the principles and the agroecological practices. Local Development is one of the fundamental principles of Pedagogy of Alternation, being one of the aims sought by the formative processes. The training processes in the EFA aim at allowing young people to intervene both in the development of the family production unit and in the community. Agroecology is a subject that has increasingly occupied space in the EFAs, tending to consolidate itself as one of the principles of Alternation Pedagogy. It was verified that rural young people from the EFAs have a well-founded understanding of the concepts of Sustainable Development and Agroecology. The main difficulty encountered by young people in their work is access to public policies aimed at youth, such as the National Family Agriculture Program (PRONAF) and the National Land Credit Program (PNCF). Of the 10 young people interviewed, 07 (seven) work in organizations of the farmers and are still attached to the field, did not leave to work in the cityen
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Localpt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subjectAgroecology-
dc.subjectLocal Development-
dc.subjectPedagogy of Alternation-
dc.titleOs processos formativos por alternância dos jovens rurais e suas atuações no desenvolvimento local: O caso das EFAS do município Lago do Junco – Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe alternating training processes of rural youth and their actions in local development: The case of the EFAS in the municipality of Lago do Junco – Maranhãoen
dc.typeOtherpt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata dos processos formativos por alternância dos jovens rurais e suas atuações no desenvolvimento local nas EFAs do município maranhense de Lago do Junco. Adotou-se uma metodologia baseada em um estudo de caso que permitisse uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando as contribuições da pesquisa bibliográfica e de campo. Apresentamos, em primeiro lugar, os elementos históricos da Pedagogia da Alternância nas suas dimensões internacional, nacional, regional e local. Conclui-se que os processos formativos por alternância para jovens rurais visando uma formação integral desenvolvidos pelas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), atingem e contribuem decisivamente no desenvolvimento local a partir da inserção profissional em organizações sociais e nas unidades de produção familiar. Tendo como objetivo principal a permanência na terra, ao longo dos anos os/as camponeses/as desenvolveram diversas estratégias de organização social e política, entre elas a Educação do Campo que cada vez está mais permeada pelos princípios e as práticas agroecológicas. O Desenvolvimento Local é um dos princípios fundamentais da Pedagogia da Alternância, sendo uma das finalidades buscadas pelos processos formativos. Os processos de formação na EFA visam que o/a jovem possa intervir tanto no desenvolvimento da unidade de produção familiar como da comunidade. A Agroecologia é uma temática que tem cada vez mais ocupado espaço nas EFAs, tendendo a se consolidar como um dos princípios da Pedagogia da Alternância. Verificou-se que os jovens rurais egressos das EFAs tem uma compreensão bem fundamentada sobre os conceitos Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia. A principal dificuldade encontrada pelos jovens para sua atuação profissional é o acesso às políticas públicas voltadas para a juventude, tais como o Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Dos 10 (dez) jovens egressos/as entrevistados, 07 (sete) atuam em organizações dos (as) agricultores (as) e continuam vinculados ao campo, não saiu para atuar na cidade-
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

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