Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1547
Título: O educador musical em formação: uma reflexão sobre os desafios vivenciados no C. E. Prof. Newton Neves em Itapecuru-Mirim
Autor(es): Morais, Simone dos Santos Cabral
Palavras-chave: Ensino de música
Estágio do ensino médio
Professor em formação
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre o exercício da prática do Educador Musical em formação, com base nas experiências vividas no Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio em 2017. Nele buscamos apontar a relevância da experiência, demonstrando pontos positivos e negativos, e refletindo sobre o perfil do educador musical que deverá mediar as problemáticas educacionais que, possivelmente, serão encontradas pelo futuro educador em sua jornada. A reflexão da nossa prática buscou, neste trabalho, aprofundar a importância do nosso perfil como professores de música com mais integralidade, consciência da realidade e compromisso em construir uma sociedade mais forte e igualitária, garantindo que todos que passarem por nós tenham acesso ao conhecimento contextualizado e sistematizado, devido sua importância para a formação cultural e histórica de uma sociedade. A fundamentação teórica apresenta-se discutindo os seguintes eixos temáticos: A Educação e a Prática Pedagógica em Música; Prática Pedagógica: ação e reflexão, ressaltando a importância de uma prática crítico- reflexiva; A importância de um plano de Ensino de Música no Ensino Médio, com base na obrigatoriedade desse ensino, assegurada por documentos de leis aprovados; O Estágio no Ensino Médio com enfoque nas percepções positivas e negativas, e desafios a serem superados; O Professor em Formação, refletindo sobre aprender a fazer e aprender a ser, traçando um perfil para o profissional da educação na atualidade. A prática pedagógica no Estágio nos apontou que o ensino de música precisa estar voltado para a formação do aluno de forma integral. Sendo este ensino uma ciência necessária, precisamos de um conhecimento pertinente, sem fragmentos, e que seja capaz de contextualizar e ser contextualizado, comprometido com o todo. Para tanto, esta pesquisa apoiou-se em alguns autores como Antunes (2013), Ciavatta (2011), Cotrim (2013), Delors (2003), Freire (2002), Gadotti (2003), Lara (1998), Morin (2003), Penna (2010, 2011), Paula (2009), Pilleti (2003), Romão (2002), Severino (2009) dentre outros, e fontes documentais do MEC (2016, 2018). Além disso, este estudo apresenta uma análise dos dados de campo que foram extraídos por meio de questionários abertos aplicados com graduandos que estagiaram ou estagiam no Ensino Médio, e entrevistas com a professora de Língua Portuguesa (que leciona Arte e nos acompanhou no estágio), alunos e gestão do campo de pesquisa, registradas após o Estágio Supervisionado no Ensino Médio em 2017. Com isso, pretendemos mostrar que, como professores de música, não podemos ignorar os problemas, nem nos isolarmos em uma especialidade, pois, como prática social, a Educação Musical, precisa estar mais presente no contexto escolar, se queremos construir uma cultura mais forte e integral de forma organizada e planejada.
Descrição: 70 f. Monografia (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientador: Prof. Me. José Roberto Froes da Costa.
URI: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1547
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE MÚSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Simone CD.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.