Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1533
Título: Anteprojeto de arquitetura de templo religioso da Assembleia de Deus: homenagem ao centenário da igreja em São Luís
Autor(es): Lima, Gabriel Moura
Data do documento: 2021-08-26
Editor: UEMA
Resumo: O Cristianismo é uma religião baseada nos ensinamentos de Jesus, derivada do cristianismo, surgiu o protestantismo. Dentre as Igrejas Protestantes, destaca-se para esse trabalho a igreja Assembleia de Deus, que em 1922 foi fundada em São Luís do Maranhão. A Assembleia de Deus já está a 99 anos na capital maranhense. No ano de 2022 completará cem anos de fundação, devido à proximidade do centenário da Assembleia de Deus, esta denominação necessita de um templo especial para comemoração desta data, que sirva também para eventos posteriores. Diante disso, esse trabalho tem o intuito de propor um templo da Assembleia de Deus para a comemoração do centenário. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada que visa gerar informações e conhecimento para uma aplicação prática, ou seja, a criação de um anteprojeto de um templo da Assembleia de Deus em São Luís. A área de estudo refere-se a um terreno localizado no bairro Laranjal de São José de Ribamar- MA, no qual a Assembleia de Deus comprou com a finalidade de construir um templo para a celebração do centenário da igreja em São Luís - MA. Para a análise e estudo do entorno foram utilizadas as imagens do Street View do programa Google Earth Pro e as informações referente a intensidade de fluxo do Google Maps coletadas entre os dias 21 a 25 de junho. O levantamento de dados, consistiu em obter as informações necessárias, como principais características da igreja Assembleia de Deus, pesquisa documental e levantamento do terreno, para em seguida dar início ao desenvolvimento projetual. O anteprojeto foi desenvolvido no mesmo software BIM, o ARCHICAD, gerando o resultado final, as pranchas arquitetônicas segundo os padrões da ABNT. O resultado obtido foi o projeto arquitetônico do terreno da Igreja Assembleia de Deus, no qual buscou proporcionar um ambiente em que a presença de Deus seja promovida, perceptível em todos os sentidos, seja através de sons ou até mesmo do visual, proporcionando ao espectador um ambiente capaz de acolhê-lo, independentemente de sua religião, fazê-lo se sentir confortável e bem para cultuar, louvar ou apenas assistir o culto, com finalidade de que ele experimente a presença de Deus. Em síntese, este trabalho buscou dar destaque a celebração do centenário da Assembleia de Deus, visando oferecer algo que possa ser um marco para igreja, como por exemplo, um templo contemporâneo, levando em consideração as principais características arquitetônicas das igrejas desta denominação, mas ao mesmo tempo, propondo algo inovador baseado em outras igrejas utilizadas como referência para o desenvolvimento do projeto.
Palavras-chave: Cristianismo
Projeto
ARCHICAD
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL_MOURA_LIMA_2021[1]_1 - PDF-A.pdf14.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.