Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1532
Título: Participação em Rede: um estudo de interfaces virtuais como instrumento de participação popular no planejamento urbano
Autor(es): Nunes, Ana Valéria Soares
Data do documento: 2022-01-24
Editor: UEMA
Resumo: A convicção de que a participação popular é elemento imprescindível ao planejamento e gestão das cidades implica a urgência por ações alinhadas com esse pressuposto, aspecto acentuado em momentos de crise, como foi a pandemia, em que as políticas de resiliência urbana se mostram cruciais. Para isso, o aprofundamento nas metodologias e interfaces como formas de viabilizar a participação popular no planejamento e gestão urbana é necessidade urgente nas políticas e estratégias de melhorar as condições do habitar presentes nas cidades contemporâneas. O impacto da COVID-19 na vida e comportamento da população demandou por adaptações e inovações, muitas vezes tecnológicas, numa escala global. Nesse cenário, como é possível criar instrumentos que possibilitem a participação popular em tempos de isolamento social e que também possam atuar para ampliação da participação em geral? A colaboração ativa dos cidadãos no planejamento urbano além de garantir a legitimidade e êxito das ações, contribui para a consolidação de comunidades mais autônomas, auto organizadas e, portanto, mais democráticas. A vista disso, é fundamental o preparo dos profissionais para o trabalho interdisciplinar, com o estudo de métodos - aqui descritos como interfaces - que incluam a participação. Diversas abordagens de planejamento têm a participação como eixo condutor, através do uso de tecnologias virtuais. Exemplos contemporâneos notáveis estão em várias cidades do mundo, que possuem o Movimento Cidades Saudáveis como referência de abordagem. Este trabalho almeja investigar a adaptação de interfaces de participação popular no planejamento urbano para meios virtuais, visando favorecer a participação num contexto de pandemia e somar ao avanço do uso de tecnologias da informação para promoção de cidades mais saudáveis e resilientes. Considerou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, adotando abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica, pesquisa documental, estudos de caso e experimentação das interfaces em meio virtual.
Palavras-chave: Participação popular
Interfaces
Planejamento urbano
Cidades saudáveis
Pandemia
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_TCC_Ana Valéria_1 - PDF-A.pdf8.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.