Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1510
Título: Ações de enfermagem na promoção da saúde do idoso na atenção básica
Autor(es): Silva, Pedro Kelson Gonçalves da
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde do idoso
Promoção da saúde
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: UEMA
Resumo: Envelhecer é inevitável, é um processo pelo qual todos passam. Antes o que era considerado apenas um fenômeno, hoje é uma realidade da sociedade, no Brasil e no mundo. Tornam-se objetivos desta pesquisa revisar a literatura sobre aspectos intrínsecos à saúde do idoso, o papel da enfermagem e as estratégias utilizadas na assistência ao idoso. Este trabalho trata-se de uma revisão narrativa da literatura utilizando banco dados das bibliotecas eletrônicas SciELO, LILACS, Medline e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: saúde do idoso; assistência de enfermagem; estratégia saúde da família; atenção primária à saúde. A busca resultou no total aproximado de 3.500 publicações e após aplicar filtros, foi reduzida para 216 o total de publicações sendo selecionadas 72 produções científicas que se enquadraram nos critérios estabelecidos conforme o objetivo deste trabalho. Além destas, foram adicionadas outras publicações consideradas indispensáveis para o debate sobre a assistência de enfermagem ao idoso. No campo da Saúde, em 1999 foi publicada a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que reafirmou os princípios da Política Nacional do Idoso no âmbito e em 2006, a saúde do idoso como uma das seis prioridades no Pacto pela Saúde tomando como referência os princípios e diretrizes do SUS. Na enfermagem gerontológica, campo da enfermagem especializado no atendimento de idosos, o profissional enfermeiro atua na prestação de cuidados, por meio da combinação do processo de enfermagem básico com conhecimento especializado. A Estratégia Saúde da Família (ESF) destaca-se como um dos melhores meios de promoção da saúde e as ações dos enfermeiros devem abordar o idoso considerando as especificidades decorrentes do envelhecimento e a perda gradual da capacidade vital, favorecendo instalação de processos patológicos. Entre as ações na ESF destacam-se a prevenção e promoção da saúde, assistência às doenças infecciosas, atenção às doenças crônicas não infecciosas, prevenção de quedas, assistência domiciliar e aspectos psicológicos e sociais. Conclui-se com este estudo que a assistência integral a saúde da pessoa idosa requer habilidades, dedicação, paciência, preparo profissional mediante especializações, prazer pelo trabalho que se realiza, para que assim se promova uma saúde de qualidade.
Descrição: 45 f.Monografia (Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual do Maranhão,Coroatá,2020. Orientadora: Profa. Nayderlanne de Almeida da Silva.
URI: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1510
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Kelson Gonçalves da Silva TCC enfermagem.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.