Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1501
Título: Ações educativas de enfermeiros frente à prevenção da gravidez na adolescência
Autor(es): Santos, Janilson Ferreira dos
Palavras-chave: Enfermagem
Educação em Saúde
Gravidez na adolescência
Data do documento: 10-Dez-2020
Editor: UEMA
Resumo: A gravidez na adolescência é um tema contemporâneo, abordado por diferentes áreas do conhecimento. O adolescente tem iniciado a vida sexual cada vez mais cedo, isso confirma a importância da educação sexual para este público. Nesse sentido, a temática deve ser trabalhada em diferentes ambientes, no que diz respeito ao setor saúde, as equipes devem estar engajadas nesse propósito, sobretudo a figura do Enfermeiro que também como gestor das equipes presentes em Unidades Básicas de Saúde, pode trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência, bem como suas consequências, por vezes indesejadas. O presente estudo teve como objetivo conhecer quais ações educativas tem sido desempenhadas pelos enfermeiros da atenção básica frente a prevenção da gravidez na adolescência. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, a análise desta pesquisa foi delineada a partir da articulação hermenêutica- dialética. A mesma, foi realizada com 08 enfermeiros atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana do município de Coroatá-MA. A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto/2020 e setembro/2020. Os resultados foram divididos por categorias: Compreensão dos profissionais em relação as ações de educação em saúde; Práticas de educação em saúde desempenhadas para a diminuição do índice de gravidez na adolescência dentro das Unidades Básicas de Saúde; Dificuldades encontradas na realização de práticas de educação em saúde voltadas para a gravidez na adolescência; Metodologias utilizadas no desenvolvimento das práticas educativas em relação a gravidez na adolescência. O discurso observado nas falas dos participantes, infere que as ações educativas desempenhadas pelos enfermeiros ainda apresentam-se tímidas, com frequências irregulares, metodologias possíveis diante de cada realidade, e ainda com muitos desafios a serem enfrentados. Com a execução do presente estudo observou-se que as ações educativas de enfermeiros frente a prevenção da gravidez na adolescência de fato ocorrem dentro das UBS, porém, das diferentes formas possíveis, nas quais em muitos casos não tem surtido efeito. Isso permite um repensar de ações desses profissionais, bem com uma ressignificação de conhecimentos, ações, estratégias, que possam de fato beneficiar os adolescentes, a comunidade em geral e dessa forma refletir no trabalho desses profissionais.
Descrição: 43 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão,Coroatá,2020. Orientadora: Profa. Maísa Ravenna Beleza Lino.
URI: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1501
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANILSON TCC enfermagm.pdf961.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.