Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1482
Título: Segurança contra incêndios: análise das medidas de proteção no templo da Assembleia de Deus, congregação Jerusalém, no bairro da Cidade Operária
Autor(es): Sousa, José William Silva
Data do documento: 2021-07-28
Editor: UEMA
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a edificação Assembleia de Deus, congregação Jerusalém, situada no bairro da Cidade Operária. Objetivou compreender o nível de segurança contra incêndio praticado no local frente aos requisitos demandados por lei. Nesse prisma, o trabalho possuiu como objetivo geral analisar a segurança contra incêndio do templo da Assembleia de Deus, congregação Jerusalém, situado no bairro da cidade operária. Tendo como objetivos específicos: identificar o grupo, divisão e nível de risco da edificação de acordo com a legislação vigente; investigar se há adequação dos requisitos estabelecidos por lei e a realidade das medidas protetivas da edificação; produzir um relatório final constatando as adequações e/ou inadequações às normas verificadas; elaborar proposta de distribuição dos preventivos de incêndio conforme as normas vigentes. A metodologia, quanto à natureza foi de pesquisa aplicada, buscando a solução de problemas onde o pesquisador se encontra. Quanto aos objetivos, foi realizada pesquisa exploratória. Em se tratando dos procedimentos, foi realizada pesquisa bibliográfica para compreensão do funcionamento do fogo e do incêndio, bem como os métodos de extinção, além de proporcionar maior entendimento da legislação vigente de segurança contra incêndios e também a pesquisa documental, com o intuito de verificar informações acerca da edificação em si, aliado ao estudo de caso, o qual permitiu detalhar as características encontradas. Quanto à abordagem foi realizada a abordagem quantitativa e qualitativa, pois os instrumentos utilizados na coleta de dados relacionavam-se tanto com características objetivas e quantitativas da edificação, como área, altura e larguras, quanto o estudo da dinâmica realizada pela população da edificação no que tange ao comportamento preventivo. Nesse prisma utilizou-se para obtenção de dados, a entrevista e a observação participativa. Como resultados, a pesquisa explicitou que não havia cultura de prevenção por parte da população frequente, fato explicitado na ausência de projetos de instalação de preventivos e, ainda, falta de demanda dos fiéis por melhorias nesse âmbito. Foi verificada ainda a inexistência de alguns preventivos demandados pelas normas no âmbito da edificação, a qual estava desguarnecida de hidrantes, alarmes, iluminação de emergência, entre outros. Observou-se ainda que dos preventivos que existiam na edificação, alguns estavam incompletos ou com deficiências em seu dimensionamento. Considerou-se ao fim do trabalho que a segurança praticada no 8 local é insuficiente quando comparada às demandas normativas. Nesse sentido, foi elaborada uma proposta de distribuição dos preventivos de incêndio na congregação objetivando executar uma resposta mais positiva ao questionamento motivador.
Palavras-chave: Segurança contra incêndio
Templo
Preventivos
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA final José Wiliam-CFO.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.