Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1481
Título: A importância da exigência de treinamento de brigada de incêndio para as edificações enquadradas no Processo Técnico Simplificado (PTS)
Autor(es): Pinto, Filipe Gustavo de Oliveira
Data do documento: 2021
Editor: UEMA
Resumo: 15 RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de averiguar a importância da exigência da brigada de incêndio nas edificações enquadradas no processo técnico simplificado, tomando como base a cidade de São Luís e a sua incidência de ocorrências de incêndio. Antes disso, foi fundamental mostrar a evolução histórica desse tipo de ocorrências no Brasil e esclarecer conceitos de relevância para o tema em questão. Em seguida, explicou- se um pouco sobre as exigências para ser um brigadista e o tipo de processo técnico contemplado no estudo. Por fim, aliado a este referencial teórico, realizou-se a pesquisa com os militares que possuem conhecimento e vivencia na área técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, realizado com ajuda de questionários online com a finalidade de corroborar ainda mais com a análise da pesquisa. Com base nos dados, foi possível afirmar que não é exigido brigada de incêndios nas edificações estudadas, porém percebe-se a necessidade de implantação, de forma proporcional e motivada em alguns casos, afim de melhorar a segurança contra incêndios.
Palavras-chave: Brigada de incêndios
Edificações
Incêndios
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Filipe Oliveira Revisado-1.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.