Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1474
Título: Análise da percepção dos guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Marítimos do CBMMA diante da exposição à radiação solar durante o serviço
Autor(es): Rodrigues, Isabela Luisa Almeida
Data do documento: 2021-07-27
Editor: UEMA
Resumo: A exposição solar desprotegida traz diversas consequências deletérias para a pele humana, desde uma irritação cutânea até o desenvolvimento de câncer de pele. Dessa forma, faz-se necessário o uso continuo de medidas fotoprotetivas a fim de prevenir danos para a saúde. Este estudo teve como objetivo geral avaliar as condutas dos guarda-vidas relacionadas a exposição solar durante o serviço no Batalhão de Bombeiros Marítimos do CBMMA. Tendo como questão norteadora: de que forma que a saúde da pele dos guarda-vidas do BBMAR pode ser afetada pela exposição periódica à radiação solar? Portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, transversal, de abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, um formulário foi aplicado aos guarda-vidas para identificar hábitos preventivos durante o serviço e danos já perceptíveis na pele deles. A amostra foi composta por 92 participantes. Verificou-se o predomínio de militares com idade entre 20 e 30 anos (54,3%); identificaram o tom de pele com o fototipo II, 30,8% dos participantes; 39,1% afirmaram utilizar o protetor solar “às vezes” durante o serviço; 40,2% muitas vezes perceberam alguma reação da pele após o serviço; 35,9% não se preocupam em observar manchas e sinais de pele diferentes pelo corpo e 76,1% não sabem diferenciar uma mancha comum par uma que apresenta sinais de malignidade para saúde. Neste contexto, ao observar que os militares que trabalham na linha de frente do serviço de guarda-vidas se expões com frequência ao sol em horários de pico, evidenciou-se que eles se caracterizam como um grupo suscetível a desenvolver patologias na pele.
Palavras-chave: Guarda-vidas
Radiação solar
Fotoproteção
Saúde da pele
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Isabela Luisa-convertido(1).pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.