Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1473
Título: Vantagens na compatibilização de projetos com o uso do BIM: estudo de caso na construção civil
Título(s) alternativo(s): Advantages in making projects compatible with the use of BIM: a case study in civil construction
Autor(es): Tavares, Gustavo Bruzarca
Data do documento: 2018
Editor: UEMA
Resumo: Atualmente na construção civil, devido à grande demanda de obras, a necessidade de atingir aos curtos prazos, além da terceirização de projetos complementares por conta da segmentação dos profissionais, é comum e recorrente a prática de alto índices de retrabalhos nos canteiros. Podemos atribuir este fator à escassez de profissionais especializados em compatibilização de projetos, e aos descuidos executados nos canteiros de obra. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da compatibilização de projetos enfatizando a metodologia e os benefícios Building Information Modeling (BIM) sendo composto por um processo fomentado por um modelo virtual tridimensional paramétrico, possuindo ferramentas CAD “inteligentes”, interoperabilidade e colaboração entre todos os profissionais envolvidos. Com a finalidade de alcançar os resultados almejados, o trabalho é composto por uma revisão bibliográfica, fundamentando os conceitos do processo de projeto e as vantagens e benefícios obtidos da sua aplicação na análise de conflitos em um projeto de uma edificação do prédio de Engenharia da Computação localizado na Universidade Estadual do Maranhão que ainda se encontra em construção na cidade de São Luís/MA. Além disso, é realizado um estudo sobre a Modelagem de Informação da Construção com o objetivo de exemplificar e demonstrar as vantagens da metodologia BIM, não apenas na compatibilização de projetos, mas com um todo, uma vez que projetos que se utilizam desta metodologia tendem a ter maior eficiência no processos construtivos. Portanto, o estudo de caso realizado, assim como a revisão dos conceitos acerca do assunto, reafirma que a utilização desta ferramenta evita, ou ao menos minimizam, as incompatibilidades encontradas na construção civil.
Palavras-chave: Building Information Modeling
Gerenciamento de projetos
Compatibilização de projetos
Project management
Compatibility of projects
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GUSTAVO TAVARES_1PDF-A.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.