Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1462
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Cleilton Magalhães da | - |
dc.creator | Sousa, Maria Juliana Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T18:49:00Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T18:49:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cleilton Magalhães da. Incentivo à leitura por meio do uso de poemas: um estudo aplicado na Escola Municipal Princesa Isabel com discentes do 9º ano. 2022. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA, 2022. Disponível: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1462 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 028:82-1 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1462 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this work is to discuss the relevance of poems as a tool to encourage reading. For this, authors such as Cosson (2006), Zilberman (1998), Gebara (1997), Cândido (2004), Sorrenti (2007), Fiorin and Savioli (2006) were used. In addition, the views of the PCNs (National Curriculum Parameters) were considered, since they aim to help the students' school development based on their goals and standards, and function as guiding instruments for teaching. Additionally, a questionnaire was applied to students to assess the frequency of use of literary texts, specifically the poem, in Portuguese language classes. It is concluded that poems need to be used since elementary school, as there is a large number of students who do not have knowledge about these texts. With this, it is understood that the sooner the student has a relationship with this genre, the faster he will develop an appreciation for reading and thus become an individual reader | - |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Textos literários | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.subject | Reading | - |
dc.subject | Literary texts | - |
dc.subject | Poem | - |
dc.title | Incentivo à leitura por meio do uso de poemas: um estudo aplicado na Escola Municipal Princesa Isabel com discentes do 9º ano | pt_BR |
dc.title.alternative | Encouraging reading through the use of poems: a study applied at Escola Municipal Princesa Isabel with 9th grade students | - |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como principal objetivo discutir sobre a relevância dos poemas como ferramenta para o incentivo à leitura. Para tanto, foram utilizados autores como Cosson (2006), Zilberman (1998), Gebara (1997), Cândido (2004), Sorrenti (2007), Fiorin e Savioli (2006). Além disso, considerou-se as visões dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), uma vez que visam ajudar no desenvolvimento escolar dos discentes a partir dos seus objetivos e normas, e funcionam como instrumentos norteadores do ensino. Adicionalmente, foi aplicado um questionário com os alunos para avaliar a frequência do uso de textos literários, especificamente o poema, nas aulas de língua portuguesa. Conclui-se, que os poemas precisam ser usados desde o ensino fundamental, pois é grande o número de alunos que não possuem conhecimento sobre esses textos. Com isso, entende-se que quanto mais cedo o discente tiver relação com tal gênero, mais rápido desenvolverá o apreço pela leitura e assim vir tornar-se um indivíduo leitor | - |
dc.subject.cnpq | Letras | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc CLEILTON E MARIA JULIANA_1 PDF-A.pdf | PDF A | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.