Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1456
Título: Análise da perda de blocos estruturais de concreto em uma obra de habitação multifamiliar: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Analysis of the loss of structural concrete blocks in a multifamily housing project: case study
Autor(es): Florentino, Pedro Augusto Pacheco
Data do documento: 2018-06-26
Editor: UEMA
Resumo: Cresce atualmente a necessidade de reduzir resíduos e proteger o meio ambiente. Associado a esse fator, o mercado financeiro se torna mais competitivo exigindo das empresas melhoria nas políticas de gestão e na eficiência produtiva. Já que habitações de baixo custo estão sendo incentivadas pelo governo no Brasil, a presente pesquisa se enquadra nas prerrogativas apresentadas por estudar um dos insumos base do sistema construtivo mais utilizados em empreitadas de habitação de nível popular, os blocos de alvenaria estrutural. O presente estudo quantificará, em obra de habitação multifamiliar de padrão popular em São Luís do Maranhão, as perdas dos blocos de concreto estrutural (BCE) através de índices de perda físicos (IPM) e índices de perda financeiros (IPF). Esse quantitativo é base para qualquer decisão de gestão para melhoria da eficiência na produção. A metodologia aplicada na obtenção dos dados de perda é útil não só diretamente em obras que apresentam alvenaria estrutural por sistema construtivo, mas também indiretamente por apresenta diretrizes de pensamento que podem ser estendidas para outros insumos, tornando-se ferramenta útil na gestão de canteiros de obra.
Palavras-chave: Blocos de concreto estrutural
Perda
Quantitativo
Índices de Perda
Concrete blocks structural
Loss
Quantitative
Loss Rates
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Pedro Florentino_1 PDF-A.pdf9.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.