Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1450
Título: Projeto de edifícios de alvenaria estrutural em blocos de concreto segundo recomendações da NBR 1596-1:2011
Título(s) alternativo(s): Design of structural masonry buildings in concrete blocks according to NBR 1596-1: 2011 recommendations
Autor(es): Mota, Leticia Silva
Data do documento: 2018-06-25
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho aborda os requisitos para o projeto de edifícios de alvenaria estrutural, seguindo as recomendações da NBR 15961 – 1 (2011), que trata do dimensionamento de estruturas com blocos de concreto. Este sistema construtivo é econômico, visto que sua execução é racionalizada e não é necessário o uso de vigas nem de pilares, pois a parede de alvenaria representa essa função. Porém, é importante ressaltar que a maior desvantagem é impossibilidade de mudança da arquitetura do projeto após sua construção. Para tanto, explicaram-se as funções dos componentes dos elementos de alvenaria estrutural, ou seja, do bloco de concreto, graute, armadura e argamassa. Foram expostos os métodos para a determinação das ações solicitantes, bem como a verificação à compressão simples, flexão simples, flexão composta e cisalhamento. Por fim, foi realizada uma aplicação dos conceitos estudados em um edifício de três pavimentos, obtendo a resistência necessária dos blocos e a área da armadura.
Palavras-chave: Alvenaria estrutural
Sistema Construtivo
Bloco de concreto
Structural masonry
Constructive System
Concrete block
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_LETICIA MOTA_1 PDF-A.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.