Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1431
Título: Estudo das recomendações de projeto de estruturas de concreto armado em situação de incêndio conforme a NBR 15200:2012
Autor(es): Ribeiro, Lucas Gabriel Araujo
Palavras-chave: Concreto armado
Projeto estrutural
Incêndio
Segurança
Vigas
Lajes
Pilares
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar o procedimento previsto na ABNT NBR 15200:2012 para o projeto de estruturas de concreto armado em situação de incêndio. A verificação dos elementos de concreto considerando a ação do fogo tem fundamental importância diante dos riscos que essa condição representa à estrutura e, consequentemente, aos usuários e vizinhos. A exposição de estruturas de concreto à ação do fogo leva à alteração de suas propriedades, com destaque para a resistência à compressão do concreto e a resistência ao escoamento do aço, que diminuem nessa situação, podendo levar ao colapso estrutural. A ABNT NBR 15200:2012 indica os procedimentos de verificação necessários para que sejam atendidas as exigências previstas na ABNT NBR 14432:2001 – “Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações – Procedimento” –, apresentando vários métodos para tal. Para o estudo, foram feitos exemplos de verificação de estruturas em situação de incêndio, utilizando os métodos tabular, tabular geral, e analítico para pilares, com o auxílio do sistema CAD/TQS.
Descrição: 78 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo de Azevedo Neves.
URI: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1431
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Gabriel Araujo Ribeiro.pdf2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.