Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/143
Título: Efeitos ambientais na distribuição de insetos aquáticos (Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera) em tributários do rio Itapecuru, no Leste Maranhense
Autor(es): Castro, Elizete Ribeiro
Data do documento: 2016-08-12
Editor: UEMA
Resumo: Os insetos aquáticos das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT), por serem exigentes quanto à concentração de oxigênio, aos tipos de águas e intolerantes à poluição, são utilizados na avaliação de impactos ambientais e em programas de biomonitoramento dos recursos hídricos. Diferentes tipos de substratos como folhas, raízes, troncos, macrófitas, areia e cascalhos permitem às larvas destas três ordens ampla distribuição em relação aos fatores físico-químicos, ambientais e mesohabitat. O trabalho objetivou avaliar o efeito dos fatores físico-químicos e ambientais sobre a composição, riqueza e abundância dos EPT, e distribuição dos grupos funcionais GFA nos diferentes tipos de substratos e mesohabitat. A pesquisa ocorreu em riachos na bacia do rio Itapecuru no município de Caxias, Estado do Maranhão, Brasil, em período seco e chuvoso, nos mesohabitats correnteza e remanso em substratos diferentes. A riqueza de EPT, a variação de gêneros entre riachos, os efeitos dos fatores ambientais sobre a fauna EPT e associação entre os gêneros e substrato e mesohabitat, foram avaliados. A ordem Ephemeroptera foi a mais rica, Trichoptera a mais abundante e Plecoptera a menos representativa. A fauna EPT sofreu efeitos dos fatores ambientais e físico químicos como o PH, e a integridade ambiental apontando o caráter de sensibilidade desta fauna para esses fatores nos ecossistemas aquáticos. O mesohabitat preferencial foi a correnteza e o substrato com maior abundância foi folhas. Na classificação por grupos funcionais de alimentação, fragmentadores e predadores foram raros e coletor-catador predominante, o que pode indicar que nos igarapés pesquisados há alto índice de matéria orgânica dissolvida. As informações bioecológicas observadas reforçam a importância do estudo de EPT para o biomonitoramento de forma abrangente ou pontual nos ambientes aquáticos, além de evidenciar a importância da integridade ambiental na conservação da biodiversidade, como também inferir em uma análise como o mesohabitat e o substrato preferencial pode ser o mais indicado para otimizar tempo e recursos no processo de amostragem dos espécimes em estudo.
Palavras-chave: Integridade ambiental
Grupos funcionais
Preservação
Mesohabitat
Aparece nas coleções:Mestado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - CAMPUS Caxias - UEMA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZETE RIBEIRO CASTRO_1 - PDF-A.pdf2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.