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dc.contributor.authorChaves, Andressa Cristina Borges-
dc.date.accessioned2022-09-01T17:34:48Z-
dc.date.available2022-09-01T17:34:48Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.otherCDU: M 625.84(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1420-
dc.description100 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientador: Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana.pt_BR
dc.description.abstractA pavimentação asfáltica surgiu como uma necessidade para haver deslocamento seguro de veículos entre dois pontos e por consequência gerar crescimento econômico e social de um determinado lugar. No Brasil, a porcentagem de vias pavimentadas ainda é baixa, de acordo com a Confederação Nacional de Transporte. Em razão disto, surgiram tecnologias a fim de melhorar e aumentar a quantidade de vias pavimentadas, ou até mesmo aumentar a vida útil das rodovias já existentes. Uma destas tecnologias é o Concreto Asfáltico Usinado a Quente de aplicação a frio, também denominado de CAE (Concreto Asfáltico Estocável), que se caracteriza por apresentar em sua composição um aditivo capaz de permitir a mistura ser estocável e aplicada a temperatura ambiente, tornando-a mais acessível e prática. Na cidade de São Luís - MA, o CAUQ Estocável é utilizado principalmente nos serviços de recuperação do pavimento, em operações de tapa-buraco. São fabricados em usina de asfalto a quente, seguindo os mesmos procedimentos do CAUQ convencional, e estocados em sacos de 25 kg, com validade de até 12 meses. O presente trabalho tem como objetivo analisar as propriedades físicas e principalmente mecânicas do ensacado em três etapas ao longo de sua validade: recém fabricado, aos 6 meses e 12 meses. Foi analisado também o comportamento da mistura ao ser submetida as temperaturas de 40ºC, 50ºC e ambiente durante as realizações dos ensaios mecânicos. Por meio destes ensaios foi possível constatar que o resultado para volume de vazios (Vv) e a Relação Betume/Vazios não atendeu à norma DNER 031/2006 de especificação de serviço do CAUQ, assim como a Resistência à Tração com valor inferior a 0,65 MPa. Após os ensaios laboratoriais, notou-se uma redução da estabilidade a medida que a mistura se aproxima da sua validade limite, além disto, o aumento de temperatura também influenciou nas características do material, que vai perdendo suas propriedades de compactação, prejudicando a qualidade do produto.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectCAUQ Estocávelpt_BR
dc.subjectVida útilpt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectStockable HMA-
dc.subjectLifespan-
dc.subjectMechanical properties-
dc.titleAvaliação laboratorial do CAUQ de aplicação a frio em São Luís – MA ao longo de sua vida útilpt_BR
dc.title.alternativeLaboratory evaluation of cold application CAUQ in São Luís – MA throughout its useful life-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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