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dc.contributor.authorFrança, Somário de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-23T17:47:23Z-
dc.date.available2022-08-23T17:47:23Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.otherCDU: D 37.014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1414-
dc.description141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte. Coorientadora: Profa. Dra. Kallyne Kafuri Alves. (Acompanha material adicional).pt_BR
dc.description.abstractA busca por uma qualidade educacional, socialmente referenciada, se tornou bandeira de luta nos últimos tempos. Nessa perspectiva, a gestão escolar entra como um dos elementos que pode contribuir para o alcance desse objetivo. Esta dissertação versa sobre a gestão escolar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em uma perspectiva dialógica. Assim, o objetivo geral foi analisar as ações de gestão, em duas escolas da rede pública municipal de Floriano - PI, e os indicadores de qualidade das metas estabelecidas pelo IDEB, a partir da Prova Brasil, no período entre 2013 a 2017. A pesquisa é do tipo estudo de caso desenvolvida em duas escolas da rede pública municipal de Floriano PI, ambas situadas na zona urbana do município. Utiliza uma aproximação com o olhar do materialismo histórico-dialético como método que implica ultrapassar a mera aparência dos fenômenos, propiciando um maior conhecimento da essência do objeto estudado. No contato com a empiria, foi realizada entrevista semiestruturada com diretores, professores, representante de pais de alunos e representante administrativo das duas escolas campo de pesquisa. Faz uso da análise de conteúdo como técnica de análise e interpretação dos dados, para isso seguimos as orientações de Bardin (2010) na organização das etapas de análise. Para sustentação teórica do trabalho utilizamos autores como Davies (2006), Dourado (1998), Duarte (2013), Fonseca (2008), Freitas (2020), Frigotto (1999), Gamboa (2008), Gatti (2002), Oliveira (2020), Pádua (2012), entre outros. No processo de cumprimento do objetivo geral e dos objetivos específicos a pesquisa chega a conclusões como a de que as ações de gestão nas duas escolas pesquisadas, no período correspondente ao marco temporal da pesquisa, influenciaram os resultados do IDEB. Essa influência pode ser de forma direta ou indireta, a título de exemplo, temos a aula de reforço, bastante citada nos relatos dos entrevistados, isso pode ser um exemplo de ação que influencia diretamente os resultados a partir do treinamento dos alunos para realização do Saeb. Conclui também que ações como a política de bonificação influenciam o trabalho dos docentes na perspectiva da recompensa. Identifica também que o uso desses resultados em muitos casos se deu apenas na perspectiva de engrandecer aquelas escolas que possuem nota boa e culpabilizar aquelas que, por diversos motivos, não alcançaram resultados positivos. No que diz respeito ao uso como instrumento para auxiliar na construção de políticas públicas educacionais, o IDEB ainda é muito pouco explorado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectGestão escolapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.titleGestão escolar e o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): dimensão política da avaliaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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