Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1409
Título: Análise histopatológica e expressão dos receptores tipo Toll 2 e 4 na placenta de camundongos experimentalmente infectadas com Toxoplasma gondii em diferentes terços gestacionais
Autor(es): Rosa, Taynan Dulce da Silva
Data do documento: 2019-01-31
Editor: UEMA
Resumo: As falhas na concepção como aborto, morte fetal e defeitos congênitos podem estar associadas a agentes infecciosos e, nesse contexto, Toxoplasma gondii possui um papel de grande destaque. Dada a importância da placenta na prenhez e a infecção por T. gondii durante a gestação, nós padronizamos um modelo murino prenhe oralmente infectadas com 20 cistos teciduais da cepa ME-49 de T. gondii, para analisar histopatologicamente e avaliar a expressão de TLR 2 e 4 na placenta ,em três diferentes momentos da gestação. Foram realizados 19 ciclos de acasalamento, totalizando 26 fêmeas prenhes divididas em 4 grupos experimentais; (G1) grupo controle com fêmeas prenhes e não infectadas; (G2) fêmeas prenhes inoculadas no primeiro terço gestacional; (G3) fêmeas prenhes inoculadas no segundo terço gestacional, e (G4) fêmeas prenhes inoculadas no terceiro terço de gestação. Nas análises histopatológicas da placenta e do cérebro das fêmeas foi possível obsevar infiltrado inflamatório e áreas de necrose principalmente nos animais infectados no segundo terço de gestação. Foi possível detectar o DNA de T. gondii através de PCR convencional no cérebro de apenas uma fêmea infectada no primeiro terço gestacional, assim como a expressão de TLR 2 e 4 na placenta foi mais evidenciado nos animais infectados no início da gestação. Desta forma, evidenciamos que o modelo murino é eficiente para estudos relacionados com a toxoplasmose congênita e que as alterações observadas histopatologicamente são dependentes do tempo de infecção.
Palavras-chave: Toxoplasmose
Placenta
qPCR
Toll
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Taynan Dulce da Silva Rosa.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.