Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1407
Título: Composição da fauna acompanhante na pesca do camarão e biologia reprodutiva de Trichiurus lepturus (Trichiuridae, teleostei) em Raposa, Maranhão, Brasil
Autor(es): Azevedo, Bruna Rafaela Martins
Data do documento: 2017-11-24
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho aborda a diversidade e a produção pesqueira da ictiofauna acompanhante da pesca artesanal do camarão branco Litopenaeus schimitti em Raposa, Maranhão e a biologia reprodutiva da espécie Trichiurus lepturus. Amostragens mensais foram realizadas entre janeiro a dezembro de 2016 acompanhando a despesca de um importante apetrecho da pesca artesanal local. As espécies da ictiofauna foram identificadas e tiveram seus dados biométricos medidos. Dados de abundância e frequência das espécies foram utilizados para o cálculo dos índices ecológicos e índice de constância de ocorrência. Também foram estimadas a produção total da fauna acompanhante, da espécie-alvo e das espécies de peixes constantes e de alta importância econômica. Parâmetros sobre a biologia reprodutiva e o período de reprodução da espécie Trichiurus lepturus, foram calculados. A pesca artesanal de zangaria tem como alvo principal o camarão branco Litopenaeus schimitti, no entanto, 7536 indivíduos de 62 espécies de peixes foram registrados como fauna acompanhante. A composição da fauna acompanhante apresentou alta riqueza de espécies e grande diversidade. As espécies mais capturadas foram Cetengraulis edentulus (20,79%), Stellifer rastrifer (19,30%) e T. lepturus (13,4%). A produção pesqueira anual de uma única rede de zangaria foi de 17 634kg com 87,16% sendo composta pela ictiofauna acompanhante, demonstrando a baixa seletividade da arte de pesca. Muitas espécies abundantes e economicamente importantes da fauna acompanhante de zangaria foram capturadas ainda em seu estágio juvenil, o que prejudica a manutenção dos estoques pesqueiros a longo prazo. No estudo de biologia reprodutiva de T. lepturus, constatou-se a presença de 315 fêmeas e 79 machos, totalizando 394 indivíduos capturados. A proporção sexual registrada foi de 3,9F:1M. Os maiores indivíduos atingiram comprimento de 1045 mm e os menores indivíduos 345 mm. Houve diferença significativa na proporção sexual para o período total caracterizando uma possível segregação sexual favorável às fêmeas. Analisando-se a frequência dos estádios maturacionais, a relação gonadossomática e o fator de condição, constatou-se que a espécie se reproduz durante todo o ano.
Palavras-chave: Diversidade
By-catch
Período reprodutivo
Guaravira
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Bruna_Azevedo_final.pdf8.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.