Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1405
Título: Alterações socioambientais provocadas pela exploração mineral no garimpo de Caxias, município de Luís Domingues – MA
Autor(es): Gonçalves, Lílian Daniele Pantoja
Data do documento: 2018-01-22
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo investiga as alterações ambientais e sociais em área de extração de ouroGarimpo de Caxias-município de Luís Domingues - MA. A descoberta de ouro na porção Norte do Estado do Maranhão, na região localizada entre os rios Gurupi e Maracaçumé, remonta ao ano de 1624, com os primeiros aventureiros europeus em território maranhense. Sendo até hoje considerada um grande potencial de recurso mineral, neste caso, o ouro. A área de estudo dá-se no garimpo de Caxias, que está localizado a 8 km da sede do município de Luís Domingues - MA, na porção Noroeste do Estado. A potencialidade aurífera da área foi identificada em 1934, mas somente em 1980 ocorreu o período de maior exploração. É notório a interferência do homem na natureza com a finalidade de exploração dos recursos naturais resultando em problemas ambientais, onde o solo e a água são os primeiros recursos afetados. Essas áreas podem ser inutilizadas caso haja teores de elementos-traço acima do estipulado pelas legislações em vigor, sendo que esses podem permanecer no ambiente por um longo período. O estudo apoia-se em autores que abordam sobre a referida temática. Quanto ao arcabouço metodológico está centrado na metodologia sistêmica, conforme proposto por Bertrand (1968), o qual entende o Geossistema como uma estrutura dinâmica resultante da interação entre o potencial ecológico, a exploração biológica e a ação antrópica, sendo que todos esses componentes se inter-relacionam e influenciam o funcionamento do geossistemas. Os objetivos do estudo consistem na identificação da concentração de mercúrio nos corpos líquidos das superfícies dos lagos do garimpo e teor do metal mercúrio em água do poço comunitário, o que diante dos primeiros resultados obtidos já apresentou considerável teor do elemento químico nos corpos líquidos. Para a identificação das características, fragilidades e desencadeamento dos processos erosivos do solo, ocorreu a análise morfológica de solos, densidade, porosidade solo e análise granulométrica. Com relação ao entendimento dos aspectos sociais e percepção ambiental da comunidade, investigou-se através da aplicação de quatro entrevistas semi - estruturadas alcançando líderes da comunidade, garimpeiros e Presidente da Cooperativa de garimpeiros do Município de Luís Domingues - MA. Portanto, é na perspectiva de totalidade que entende-se a importância desta pesquisa, visando compreender como a atividade de exploração mineral tem se manifestado aos elementos da natureza a partir de toda a dinâmica gerada e suas inter - relações com os aspectos socioambientais.
Palavras-chave: Exploração mineral
Garimpo de Caxias
Município de Luís Domingues - MA
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia,Natureza e Dinâmica do Espaço - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍLIAN_GONÇALVES-DISSERTAÇÃO.pdf8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.