Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1396
Título: Projeto de controlador de atitude do veículo lançador de satélites por seleção de modo via método genético-neural
Autor(es): Silva, Paulo Renato Pereira
Data do documento: 2019-05-30
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho propõe o projeto do controlador de atitude de um Veículo Lançador de Satélites (VLS) por Seleção de Modos utilizando um modelo Híbrido Genético-Neuronal. Uma vez que o modelo do VLS é de elevada complexidade utiliza-se um método de redução de ordem, em particular Seleção de Modos, com a finalidade de minimizar a ordem do sistema. A abordagem híbrida genético-neuronal realiza a busca das matrizes de ponderação do método Linear Quadrático (LQ) e a solução da Equação Algébrica de Ricatti (EAR). A análise do desempenho do modelo reduzido e do controlador projetado neste trabalho foi realizada no domínio da frequência e no domínio do tempo, enquanto que o desempenho do modelo híbrido foi avaliado por meio da função de avaliação, norma de energia e norma do infinito, respectivamente. O controlador proposto atingiu todas as especificações de desempenho (tempo de subida, tempo de assentamento e máximo sobressinal) para o instante de máxima pressão dinâmica, significando que a abordagem híbrida convergiu para uma resposta satisfatória no domínio do tempo. Acredita-se que este trabalho pode acelerar o procedimento de projeto de sistemas de controle de atitude de veículos lançadores de satélites, reduzindo os custos e a possibilidade de re-projeto.
Palavras-chave: Algoritmo genético
Rede neural
Modelo de ordem reduzida
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo-Renato-Pereira-Silva.pdf2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.