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Título: Discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos da educação infantil de Caxias – Ma
Autor(es): Silva, Raimundo José Pereira da
Data do documento: 2021-02-19
Editor: UEMA
Resumo: Os livros didáticos carregam uma variedade de discursos, ideias e representações sobre gênero e sexualidade. O livro didático é um material pedagógico indispensável no processo de ensino e aprendizagem, porém, enquanto artefato cultural dissemina diariamente pela fala, gestos, símbolos, imagens e textos, informações que podem ser interpretadas como “normas de gênero e sexualidade” na educação de meninos e de meninas. Esta pesquisa buscou analisar os discursos sobre gênero e sexualidade presentes nos livros didáticos da Educação Infantil de Caxias – MA, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) Descrever os discursos sobre gênero e sexualidade presentes nos livros didáticos da Educação Infantil; b) Compreender os tipos de discursos que são anunciados nos livros didáticos sobre gênero e sexualidade c) Caracterizar os tipos de discursos realizados pelas autoras sobre gênero e sexualidade; d) Produzir a partir das análises realizadas, uma proposta pedagógica em formato de livro (e-book). A pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo documental tendo como pressuposto teórico os Estudos Culturais em Educação para problematização dos resultados. Os livros didáticos foram adquiridos nas escolas públicas, totalizando nove livros analisados, sendo estes: dois livros didáticos da creche (um de caligrafia) e sete livros didáticos da pré-escola (um de caligrafia). A pré-escola está dividida em Educação Infantil 1 e Educação Infantil 2. Tanto na Educação Infantil 1 como na Educação Infantil 2 os livros didáticos são iguais em campos de experiência: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade. Realizou-se leitura flutuante do material e posteriormente uma segunda leitura minuciosa, analisando o conteúdo a fim de reconhecer as ideias e representações de meninos e meninas presentes nos livros. Em seguida foi realizada a categorização dos dados coletados nesses livros, onde foram catalogados trechos e imagens das quais se referiam a meninos e meninas. Esse corpus investigativo fora dividido em duas categorias principais: “Gênero” e “Sexualidade”. Ao fazer uma segunda análise desse material surgiram, dentro dessas categorias as subcategorias. A categoria “Gênero desdobrou-se em “Profissões”; “Família” e “Brinquedos e Brincadeiras”. A categoria “Sexualidade” desdobrou-se em: “Corpo Infantil” e “Higienização”. Foi possível constatar que as autoras centralizam a discussão sobre gênero e sexualidade na perspectiva heteronormativa. Com isso, percebeu-se um conjunto de discursos que enquadram as crianças em práticas normalizadoras de ser menino e ser menina na Educação Infantil. Os trechos, imagens e resumos extraídos dos livros didáticos ajudaram a construir argumentos de que tais discursos se configuram em formas de disciplinamento da infância. Diante disso, é importante que professores e professoras da Educação Infantil ao escolherem e utilizarem os livros didáticos observem os discursos presentes nesses materiais, a fim de reconhecer as padronizações impostas socialmente, os estigmas veiculados, as normalizações operadas pedagogicamente e as opressões materializadas em textos, imagens e atividades, para que possam ser repensadas, desconstruídas e reelaboradas.
Palavras-chave: Educação infantil
Gênero
Sexualidade
Livro didático
Proposta pedagógica
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 



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