Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1364
Título: Formação de professores de matemática da EJAI no ensino médio: discutindo a metodologia Resolução de Problemas voltada para leitura de mundo e emancipação social e cultural
Autor(es): Amaral, Natarsia Camila Luso
Data do documento: 2021-04-20
Editor: UEMA
Resumo: A dissertação aborda a formação de professores de matemática do ensino médio, na modalidade EJAI e discute a metodologia Resolução de problemas como possiblidade de contribuição para a leitura matemática de mundo e a emancipação social e cultural. A pesquisa vincula-se a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação - PPGE, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Justifica-se pela relevância da temática e pelo reconhecimento da necessidade de garantir processos educativos que contribuam para a formação cidadã, não se restringindo à aquisição do domínio de ler, escrever e resolver problemas matemáticos, mas que busca o desenvolvimento pessoal e coletivo com vista à construção de uma sociedade menos injusta. O estudo tem por objetivo analisar a formação dos professores de matemática que atuam na modalidade educação de jovens, adultos e idosos, no ensino médio, discutindo a metodologia Resolução de Problemas voltada para leitura de mundo e a emancipação social e cultural, em uma escola pública da rede estadual de São Luís – MA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental, além da coleta de dados empíricos com o intuito de buscar informações e dados que ajudassem na compreensão do problema de investigação. Os instrumentos utilizados para o processo de coleta de dados foram a observação, o questionário com 8 participantes, sendo 2 professores e 6 estudantes da EJAI. A pesquisa de revisão documental recorreu a Leis, decretos, resoluções, pareceres e informativos no que se refere à EJAI, ao ensino médio e a disciplina Matemática, no Maranhão e no Brasil. A pesquisa de campo, foi realizada na escola Centro de Ensino Pedro Alvares Cabral, com observações das práticas pedagógicas nas aulas do professor de Matemática. Evidenciamos que a modalidade EJAI é marcada pela repetência e evasão dos estudantes pela falta de material didático específico, poucas ações de investimento na valorização profissional na formação continuada; compreendemos a relevância das metodologias escolhidas pelo professor para problematizar os conteúdos matemáticos e considerar a práxis pedagógica e educativa como compromisso com a emancipação social e cultural do estudante da EJAI, minimizando a exclusão social.
Palavras-chave: Formação de professores
Matemática - Ensino Médio
Educação - Jovens e adultos
Educação - Idosos
Metodologia - Resolução
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-E-PRODUTO-Natarsia Camila_1 - PDF-A.pdf2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.