Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1363
Título: O programa Etnomatemática como epistemologia para a formação de professores no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos em Barra do Corda/MA
Autor(es): Rebouças, Ana Priscila Sampaio
Data do documento: 2021-02-10
Editor: UEMA
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre o Programa Etnomatemática como epistemologia para a formação de professores, no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos, em Barra do Corda-MA. Parte-se da questão norteadora: Como a epistemologia do Programa Etnomatemática pode contribuir para a formação continuada de professores, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola pública rural, no povoado Centro dos Ramos, em Barra do Corda-MA? O estudo tem por objetivo analisar a formação continuada de professores na perspectiva do Programa Etnomatemática no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos, no município de Barra do Corda-MA. A pesquisa é de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, fundamentada no pensamento crítico (D’AMBROSIO, 2019; MINAYO, 2009; TRIPP, 2005; ALARCÃO, 2011, ADORNO E HORKHEIMER,1971). Como instrumentos de abordagem técnica foram utilizados: a observação do tipo participante em salas de aula virtuais em decorrência da pandemia; entrevistas semiestruturadas e narrativas desenvolvidas com os professores; questionários disponibilizados aos estudantes; além da análise de documentos que orientam a ação educativa na escola. Os dados foram organizados pelo método da triangulação e analisados por referenciais teóricos do Programa Etnomatemática (D’AMBROSIO, 2005, 2008, 2012, 2016; ROSA e OREY, 2017; SOUSA, 2016); com incursões na Teoria Crítica, culminando na elaboração de um produto educacional colaborativo, pautado no Programa Etnomatemática para o ensino e aprendizagem de matemática integrada a outras disciplinas, nos anos finais do ensino fundamental na escola pesquisada. Busca-se que a proposta do produto seja materializada no cotidiano institucional, congregando escola e comunidade, em prol de uma educação de qualidade que possibilita a inclusão social e cultural dos estudantes com criatividade e criticidade, de modo a convergir para a compreensão do Programa Etnomatemática como Teoria Geral do Conhecimento (SOUSA, 2016), a ser incorporado nas políticas de formação de professores para orientar práticas pedagógicas em diferentes contextos etnomatemáticos.
Palavras-chave: Formação de professores
Pesquisa-ação
Produto colaborativo
Programa Etnomatemática
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ANA PRISCILA-mesclado.pdf3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PTT ANA PRISCILA.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.