Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1362
Título: Sequência de ensino investigativa para aprendizagem significativa na área de química: uma contextualização com alimentos
Autor(es): Souza, Jane da Paz Pontes
Data do documento: 2021-06-21
Editor: UEMA
Resumo: A presente dissertação de Mestrado se refere a uma sequência de ensino investigativa na área de Química, como uma proposta contextualizada na área de alimentos. O problema que orientou esta investigação foi: Como pensar uma proposta pedagógica a partir de uma sequência de ensino investigativa que resulte em uma aprendizagem significativa, sociointeracionista e problematizadora na área de Química. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica fundamentada por Lakatos e Marconi (1990) e a abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo segundo Minayo (1994). A sequência de ensino investigativa possibilita ao professor desenvolver o ensino de Química de forma a torná-lo consistente, voltado para a investigação científica, e favorável à construção de um comportamento reflexivo e crítico, sensível à resolução de questões do cotidiano, de forma contextualizada, integrada às principais mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Como produto temos uma proposta pedagógica organizada na forma de uma sequência de ensino investigativa com o tema: “A Química do café e do pão: vamos tomar um café com pão quentinho?”. Chegamos a uma proposta que conseguiu contemplar a dimensão do ensino-aprendizagem, alcançando as variáveis que interferem em todo o trajeto de construção do conhecimento Químico, possibilitando ao professor um olhar holístico do processo e de cada etapa de seu desenvolvimento. Os autores utilizados para o diálogo, Piaget, Vigotsky, Ausubel e Freire, complementam-se epistemologicamente em cada etapa de desenvolvimento e construção dos conhecimentos estabelecidos na Sequência de Ensino Investigativa.
Palavras-chave: Sequência de ensino
Investigação
Aprendizagem
Química
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO E PRODUTO.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.