Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Gabriella da Costa-
dc.date.accessioned2022-07-06T16:28:51Z-
dc.date.available2022-07-06T16:28:51Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.otherCDU: D 376-056.263(083.13)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1360-
dc.description209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021.Orientadora: Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, na área de concentração em Gestão e Formação de Professores na Educação Básica, na Linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas. Neste sentido, culminou em um caderno de orientações metodológicas para construção um planejamento entre o Professor e o Intérprete de Libras, que auxilie no ensino e aprendizagem de estudantes Surdos incluídos na classe comum. A relevância da realização desta pesquisa justifica-se por considerar que o produto técnico-tecnológico acima assinalado possa auxiliar os professores na elaboração de um planejamento articulado para inclusão do estudante Surdo na sala regular. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a formação inicial e o planejamento dos professores de alunos Surdos incluídos na classe comum do ensino regular. Por meio de revisão de literatura, num primeiro momento, a pesquisa também teve etapa de pesquisa documental de base legal nacional e por fim, configura-se como pesquisa de campo, ao aplicar questionários on-line, para coleta de dados, entre estudantes Surdos, Professores e Intérpretes de Libras. O sistema de análise da pesquisa encaixa-se na abordagem quanti-qualitativo-descritivo, que subsidiou na construção do produto da pesquisa. Nesta pesquisa foi possível levantar as necessidades pedagógicas do estudante Surdo, a partir de suas especificidades, e como é vivido o planejamento do professor junto à atuação do Intérprete de Libras, gerando o material didático aos professores, ora apresentado. A pesquisa apontou que o planejamento do professor possui algumas lacunas, que podem comprometer as condições de acessibilidade e de aprendizagem do estudante Surdo, que só não ocorrem, de fato, em razão da presença do Intérprete de Libras, causando a este uma sobrecarga no exercício da sua função. Constatou-se que há fragilidades na formação inicial dos professores e que este se considera inseguro para planejar e ministrar aulas para alunos Surdos. O produto técnico-tecnológico desta pesquisa, um caderno com orientações metodológicas, é uma recomendação para um planejamento, aos professores de todas as áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias. Na tentativa de contribuir para minimizar as lacunas na formação inicial do professor, recomenda-se o uso deste material didático, no chão da própria escola, por meio de formações e/ou oficinas pedagógicas, para, desse modo, garantir condições de acessibilidade, inclusão e aprendizagem ao estudante surdo incluído no ensino regular.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIntérprete de Libraspt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectCaderno de orientaçõespt_BR
dc.titlePlanejamento articulado do ensino de surdos por docente e intérprete de libras: proposta de um caderno de orientaçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.